Cenipa divulgou nesta sexta-feira (6) relatório preliminar sobre queda de avião da Voepass que matou 62 pessoas no início de agosto

Queda de avião da Voepass: “Bastante gelo“, relatou copiloto pouco antes da queda, revela Cenipa | CNN Brasil

Queda de avião da Voepass: “Bastante gelo“, relatou copiloto pouco antes da queda, revela Cenipa | CNN Brasil

Créditos: CNN Brasil

O Centro de Investigações e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) divulgou nesta sexta-feira (6) o relatório preliminar da queda do avião da Voepass que matou 62 pessoas no dia 9 de agosto deste ano em Vinhedo. Segundo o órgão, a aeronave mostrou minutos após a decolagem alerta de que havia gelo na superfície do avião, em seguida, a tripulação ligou o sistema de degelo.

Leia mais:

Contudo, ainda no início do voo, soou um alarme na aeronave e um tripulante comentou sobre uma possível falha no sistema de Airframe-de icing, que era responsável pelo degelo das asas do avião. Em seguida, o detector eletrônico de gelo, exibiu e deixou de exibir alertas, por várias vezes, durante o período que o avião estava no ar.

“Os tripulantes comentam sobre falhas no sistema de boot das asas (os que quebram o gelo), mas ainda não podemos confirmar se realmente houve essa falha e se foi ela que provocou a queda da aeronave”, afirmou o tenente-coronel Marcelo Moreno, chefe do Cenipa.

Até a queda, o Cenipa constatou que o sistema Airframe-de icing foi ligado e desligado duas vezes, e, momentos antes da queda, ele foi ligado por uma última vez.

Informações importantes divulgadas pelo Cenipa

Queda de avião em SP

Uma aeronave da Voepass caiu, na tarde do dia 9 de agosto em um condomínio residencial em Vinhedo, no interior de São Paulo. A aeronave do modelo ATR-72 decolou de Cascavel, no Paraná, com destino ao Aeroporto de Guarulhos, com 58 passageiros e quatro tripulantes a bordo. Segundo a Prefeitura de Vinhedo, não houve sobreviventes.

Leia mais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *