Resultado positivo foi confirmado em teste rápido pela prefeitura

São João del Rei confirma mais um caso positivo para bactéria Streptococcus
São João del Rei confirma mais um caso positivo para Streptococcus

A Prefeitura de São João del-Rei confirma mais um caso positivo para bactéria Streptococcus, no primeiro dia de realização de teste rápidos pela Secretaria de Saúde.

De acordo com os dados divulgados nessa terça-feira, (7), cinco testes foram aplicados em postos de saúde da cidade, com quatro resultados negativos e um positivo. Na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) apenas um teste foi realizado e o resultado foi negativo.

Juntas, Unidades Básicas de Saúde e UPA de São João del-rei receberam cerca de dois mil testes rápidos para detecção da bactéria Streptococcus pyogenes. A Secretaria Municipal de Saúde da cidade ressalta que o teste rápido só será realizado após avaliação e recomendação médica, baseadas na análise dos sintomas.

A pasta também confirmou que tem oferecido exames tipo Cultura Swab Orofaringe, realizado em laboratórios, para detecção de infecções bacterianas. O resultado sai em aproximadamente dois dias. Esse exame também deve ser solicitado por indicação médica ao paciente.

Os testes que chegaram na terça-feira (7) foram comprados no dia 26 de outubro, em meio às investigações das causas dos três óbitos de crianças no município.

Mortes

Ainda de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, os dois pacientes de 10 anos e um de 3, evoluíram a óbito devido a uma infecção disseminada, que pode ser causada por diferentes agentes infecciosos. Com os resultados disponíveis, não foi possível definir o micro-organismo responsável por cada um dos óbitos, nem mesmo afirmar que todas as mortes tenham sido causadas pelo mesmo agente infeccioso das crianças.

O documento também cita o boletim da Santa Casa de Misericórdia de São João del Rei, emitido na terça-feira (7). Duas crianças estão internadas e estão estáveis. A unidade segue na investigação sobre uma possível infecção bacteriana nas crianças.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *