A Prefeitura de Betim inicia, na próxima terça-feira (17), o processo de demolição de um imóvel com risco iminente de colapso na rua Duque de Caxias, bairro Jardim Teresópolis. A operação é consequência da emissão de um laudo técnico da Superintendência Municipal de Defesa Civil, que atestou o risco de queda da edificação em decorrência de equívocos na construção da mesma. 

A operação de demolição controlada do imóvel irrecuperável tem previsão de conclusão em quatro semanas. As equipes da Empresa de Construções, Obras, Serviços, Projetos, Transportes e Trânsito (Ecos) optaram por realizar a demolição do terceiro e do segundo pavimentos de forma manual para evitar a interdição total da via com máquinas de grande porte. A medida fará com que o serviço demande mais tempo, mas, por outro lado, trará menos impactos ao trânsito da região. 

Antes de iniciar as intervenções, equipes da Defesa Civil e da Gerência Regional Teresópolis distribuíram, nessa segunda-feira (9), um comunicado a moradores, comerciantes e empresários situados na Duque de Caxias e adjacências, para dar mais detalhes sobre a operação, ressaltando a necessidade do serviço e orientando sobre as medidas para a segurança para todos que transitam e vivem no local. As equipes também têm se reunido com a população para esclarecer eventuais dúvidas sobre a ação. 

A demolição será cercada com tapumes e a calçada em frente ao imóvel será interditada. Para a segurança de todos, o trânsito na Duque de Caxias será parcialmente interditado entre as ruas Corrente e Campo Formoso durante todo o processo de demolição, sempre das 8h às 15h. Toda a operação seguirá as normas de segurança vigentes e ocorrerá sob orientação da Defesa Civil. 

“Estamos construindo junto com a comunidade uma proposta que compreende a complexidade da demolição, informando sobre os impactos que serão temporários, desde as interdições no trânsito até a limpeza do terreno, e orientando a todos para garantir a segurança desse processo”, explica o secretário municipal de Governo, Jaime Thalles. 

Cerca de 15 famílias moradoras do imóvel de três pavimentos e das unidades habitacionais no entorno foram incluídas no programa de  no Auxílio Habitacional do município. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *