Iniciativa terá novidades neste semestre; alunos do 5º ao 9º ano receberam o complemento pedagógico em março deste ano
A Prefeitura de Betim segue atuando para aumentar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e eliminar o analfabetismo funcional na cidade. Depois de beneficiar, em março, os alunos do 5º ao 9º ano da rede municipal de ensino com os livros “Complementos Pedagógicos” – material planejado e produzido pela Secretaria Municipal da Educação (Semed) que complementa componentes curriculares de língua portuguesa e matemática -, a gestão municipal agora amplia o benefício para estudantes do 1º ao 4º ano e apresenta novidades para este semestre. A solenidade oficial de lançamento dos novos materiais será nesta terça-feira (5), às 14h, no Clube Atlético Rodoviário (Praça Geni Nair, 40, Centro).
O reforço, que contemplará mais de 24 mil alunos do 1º ao 4º ano da rede municipal, chega com inovações. Além dos livros de português e matemática, os estudantes do 1º ano receberão um livro de literatura. O objetivo é estimular a leitura nas crianças que iniciam a trajetória do ensino fundamental.
A Semed produziu também um material específico para a educação inclusiva que será utilizado como apoio e orientação aos profissionais que atuam com alunos da rede municipal que apresentam algum tipo de deficiência.
Outra novidade é a criação de um site contendo atividades complementares, como vídeos e jogos pedagógicos que interagem com os conteúdos trabalhados no dia a dia. O site poderá ser utilizado por meio das novas TVs instaladas em todas as salas de aula da rede, enriquecendo o processo de aprendizagem.
“Estamos muito satisfeitos com esses novos materiais. Eles ampliarão os instrumentos de nossos profissionais para as intervenções necessárias nos processos de ensino-aprendizagem dos educandos”, pontua a secretária da Educação, Marilene Pimenta.
A produção dos livros é fruto do Mapeamento das Habilidades e Competências Não Consolidadas, realizado no segundo semestre de 2022 pela Coordenadoria do Ensino Fundamental da Semed. A análise teve como base os resultados obtidos pelos alunos da rede municipal nas provas aplicadas pelo Sistema Mineiro de Avaliação e Equidade da Educação Pública (SIMAVE), bem como o Ideb e as avaliações formativas do Ministério da Educação (MEC).