Alianças definidas nos últimos quatro dias reduziram pré-candidatura de 11 para 8; veja quem continua na disputa pela Prefeitura de BH
Veja os nomes que ainda estão na disputa pela Prefeitura de Belo Horizonte
Reprodução/Redes Sociais/ALMG/Câmara dos Deputados
Antes mesmo do início das convenções partidárias, três acordos fechados nos últimos dias entre pré-candidatos à Prefeitura de Belo Horizonte reduziram de onze para oito o número de pré-candidatos na disputa pelo Executivo da capital mineira.
Em menos de uma semana, três pré-candidatos anunciaram alianças com outros candidatos e indicaram a desistência de suas candidaturas na eleição de 2024.
A primeira aliança foi anunciada na tarde de quinta-feira (6), após um encontro entre o deputado federal Rogério Correia (PT) e a deputada estadual Bella Gonçalves (PSOL) com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em Brasília.
Os parlamentares anunciaram que estarão juntos na disputa pela PBH, formando uma candidatura do campo de esquerda. A definição sobre quem será cabeça de chapa ainda não foi anunciada, mas nos bastidores, o nome de Rogério Correia é apontado como mais forte nas pesquisas até o momento.
No dia seguinte, na sexta-feira (7), foi a vez dos pré-candidatos Gabriel Azevedo (MDB), presidente da Câmara de BH, e Paulo Brant (PSB), ex-vice-governador, anunciarem uma aliança para a corrida na capital mineira. O acordo anunciado pelo vereador de BH prevê que Brant será seu pré-candidato a vice-prefeito.
As movimentações partidárias e as alianças políticas continuaram no final de semana. No sábado (8), foi a vez das pré-candidatas Duda Salabert (PDT), deputada federal, e Ana Paula Siqueira (Rede), deputada estadual, anunciarem uma aliança para disputar a prefeitura.
A definição sobre quem seria a cabeça da chapa e quem seria a candidata a vice também ficou para uma definição posterior, durante as convenções partidárias. Duda Salabert, no entanto, aparece na frente nas pesquisas eleitorais e no meio político é considerada um nome mais forte para encabeçar uma chapa.
Calendário eleitoral
A confirmação das candidaturas só acontecerá de forma oficial entre os dias 20 de julho e 5 de agosto, quando os partidos e federações realizam as convenções partidárias e definem os candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador.
Após a definição das candidaturas, as legendas têm até 15 de agosto para registrar os nomes na Justiça Eleitoral.
Semana agitada
A semana passada também teve a movimentação de pré-candidatos que buscam espaço na corrida pela Prefeitura de BH.
O deputado estadual Mauro Tramonte (Republicanos), apresentador do programa “Balanço Geral”, da TV Record, há 16 anos, deixou a condução do programa na semana passada, indicando que vai mesmo disputar o Executivo da capital mineira.
Pela Lei Eleitoral, candidatos que atuam como apresentadores de rádio ou TV devem deixar suas atividades até o dia 30 de junho, mas Tramonte antecipou a decisão em quase um mês para se dedicar a compromissos de pré-campanha.
Quem também se movimentou em direção à pré-candidatura é Luísa Barreto, que foi candidata no último pleito pelo PSDB e, agora, tentará a sorte pelo Partido Novo.
Ela vem sendo cotada como possível candidata a vice-prefeita em chapas de outros candidatos, como do senador Carlos Viana (Podemos) e do deputado Bruno Engler (PL). Luísa, no entanto, descarta integrar outra chapa e já anunciou que será candidata a prefeita de BH, tendo como candidato a vice o ex-deputado Lucas Gonzales.
Barreto pediu exoneração do cargo de secretária de Planejamento e Gestão do governo Romeu Zema (Novo) na última quarta-feira (5), cumprindo prazo de desincompatibilização conforme prevê a Lei Eleitoral.
Conheça as propostas e ideias dos pré-candidatos à PBH:
Bruno Engler (PL): deputado estadual em segundo mandato, foi candidato à Prefeitura de BH nas eleições de 2020, quando ficou em segundo lugar, obtendo pouco mais de 10% dos votos
Rogério Correia (PT) ou Bella Gonçalves (PSOL): o primeiro é deputado federal pelo segundo mandato e já foi deputado estadual; a segunda é deputada estadual em primeiro mandato e já foi vereadora de BH
Fuad Noman (PSD): eleito vice-prefeito na chapa de Alexandre Kalil (PSD) em 2020, assumiu a cadeira em março de 2022 e busca a reeleição.
Duda Salabert (PDT) ou Ana Paula Siqueira (Rede): a primeira deputada federal em primeiro mandato e ex-vereadora de Belo Horizonte, a segunda é deputada estadual; pela lei, seu partido deve seguir conjuntamente com o PSOL
Luísa Barreto (Novo): ex-secretária de Planejamento e Gestão do governo Zema
Gabriel Azevedo (MDB): presidente da Câmara Municipal e vereador por dois mandatos; terá Paulo Brant (PSB) como vice
Carlos Viana (Podemos): senador eleito em 2018