O grupo parte da capital de Israel, em função da liberação do governo de Jerusalém.

Avião para repatriar brasileiros parte de Roma para Jerusalém
Avião da FAB para repatriar brasileiros em Israel

O primeiro avião da Força Aérea Brasileira (FAB) para repatriar brasileiros que estão em Israel no meio do conflito vai sair de Roma, nas próximas horas, com médicos e psicólogos – são cerca de 19 tripulantes indo resgatar brasileiros que desejam sair da região. O Itamaraty informou que mais de mil pessoas pediram ajuda ao governo para retornar ao Brasil – a maioria turistas.

Essa aeronave que está em Roma tem capacidade para 238 passageiros e partiu de Natal (RN) nesse domingo (8) no início da noite. A operação montada pelo Ministério de Relações Exteriores e pelo Ministério da Defesa prevê que o embarque seja realizado à tarde para que as pessoas não precisem se deslocar até a base aérea à noite ou de madrugada.

O Itamaraty explicou que o grupo parte da capital de Israel porque foi a liberação do governo de Jerusalém, mas pode haver voos também para resgate de brasileiros em outras áreas do Oriente Médio.

Segundo o governo, outros cinco aviões estão prontos e também poderão ser utilizados para trazer brasileiros.

Cerca de 14 mil brasileiros vivem em Israel e outros 6 mil na Palestina. Já na Faixa de Gaza e em outras regiões de conflito seriam 90 brasileiros.

O Itamaraty acompanha de perto as listas de mortos e de reféns. No domingo eram três desaparecidos e um ferido, mas os números podem mudar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *