Grêmio, Palmeiras e Flamengo já alcançaram feito que Atlético busca na temporada 2024
Troféus de Copa do Brasil e Copa Libertadores
Pedro Souza e Bruno Cantini/Atlético
O Atlético dará nesta segunda-feira (30) início à preparação para o primeiro jogo da semifinal da Copa do Brasil. O Galo enfrentará o Vasco às 19h15 de quarta-feira (2), na Arena MRV, em Belo Horizonte. O time tentará repetir um feito que ocorreu somente três vezes no futebol brasileiro.
O Galo vai buscar chegar à final da Copa do Brasil e também, posteriormente, da Copa Libertadores. Somente Grêmio, Palmeiras e Flamengo decidiram os dois campeonatos em uma mesma temporada.
Em 1995, foi o Grêmio: em junho, o time perdeu a Copa do Brasil para o Corinthians, mas em agosto conquistou a Libertadores ao bater o Atlético Nacional-COL na decisão.
Na temporada 2020, concluída em 2021 por conta da pandemia de Covid-19, o Palmeiras conquistou os dois títulos. Em janeiro de 2021, o Verdão venceu o Santos pela Libertadores, enquanto em março o time alviverde superou o Grêmio pela Copa do Brasil.
Já em 2022, o Flamengo foi à final dos dois torneios e conquistou ambos. Em outubro, o Mengão superou o Corinthians pela Copa do Brasil e bateu o Athletico-PR na Libertadores.
Ressalta-se que um fato deixa o feito mais raro: de 2001 a 2012, os clubes brasileiros que estavam na Libertadores não disputaram a Copa do Brasil por questões de calendário.
Na Libertadores
Se na Copa do Brasil o rival será o Vasco, pela Libertadores o Galo terá pela frente uma equipe argentina: o River Plate. O jogo de ida da semi será em 22 de outubro, uma terça-feira, às 21h30, na Arena MRV.
Em meio às duas “decisões”, o Atlético seguirá na disputa de jogos pelo Brasileirão. O Galo ocupa a nona posição, com 36 pontos em 26 partidas na elite do futebol brasileiro.