Serão contemplados com o abono anual aqueles que recebem o auxílio por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença), auxílio-acidente, aposentados, pensão por morte, auxílio-reclusão e salário-maternidade implantados a partir de junho
INSS paga benefício a partir desta segunda
Reprodução
Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começarão a receber o 13º salário a partir desta segunda-feira (25). Receberão o benefício 2.016.620 beneficiários.
Serão contemplados com o abono anual aqueles que recebem o auxílio por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença), auxílio-acidente, aposentados, pensão por morte, auxílio-reclusão e salário-maternidade implantados a partir de junho.
Quem recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e Renda Mensal Vitalícia não receberão o benefício. Vale lembrar que, em março, o governo federal determinou a antecipação do pagamento das duas parcelas do 13º a 33,6 milhões de beneficiários.
Os pagamentos deste mês serão escalonados, em dias úteis, e seguem até 6 de dezembro, de acordo com o número final do cartão de benefício, sem considerar o último dígito verificador, que aparece depois do traço.
- Empregados com carteira assinada recebem 1ª parcela do 13º salário até sexta-feira (29)
- Governo de Minas anuncia data de pagamento do 13º salário dos servidores
- 13° salário, abono do PIS e saque-aniversário do FGTS: entenda benefícios do final de ano
Os beneficiários do Rio Grande do Sul continuam a receber o pagamento no primeiro dia do calendário, enquanto durar o estado de calamidade pública na região. Os demais, que ganham até um salário mínimo, recebem primeiro. O INSS segue o seguinte calendário para os que recebem até um salário mínimo:
- cartão de final 1 – 25 de novembro;
- cartão de final 2 – 26 de novembro;
- cartão de final 3 – 27 de novembro;
- cartão de final 4 – 28 de novembro;
- cartão de final 5 – 29 de novembro;
- cartão de final 6 – 2 de dezembro;
- cartão de final 7 – 3 de dezembro;
- cartão de final 8 – 4 de dezembro;
- cartão de final 9 – 5 de dezembro;
- cartão de final 0 – 6 de dezembro.
Já para quem recebe acima do salário mínimo, os pagamentos serão feitos da seguinte forma:
- cartão de final 1 e 6 – 2 de dezembro;
- cartão de final 2 e 7 – 3 de dezembro;
- cartão de final 3 e 8 – 4 de dezembro;
- cartão de final 4 e 9 – 5 de dezembro;
- cartão de final 5 e 0 – 6 de dezembro.
Se houver feriado municipal, estadual ou federal, o pagamento do benefício é no dia útil seguinte. O prazo para saque dos benefícios com cartão é até o final do mês seguinte (aproximadamente 60 dias) ao da disponibilização do valor na conta. Caso o segurado não faça o saque nesse período, os valores correspondentes serão devolvidos ao INSS.
*Com informações de Agência Brasil