Satisfeito’ com o partido Novo, governador mineiro diz que o surgimento de novos quadros à direita beneficia a democracia nacional

Zema vê 'renovação da direita' e atribui movimento a 'cansaço' do eleitor
Zema quer apoiar nome de consenso da direita na eleição presidencial de 2026

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), diz que há um “movimento de renovação” da direita brasileira. Segundo ele, parte da população “se cansou” da condução da política nacional, o que culminou na ascensão de candidatos que disputaram suas primeiras eleições sem que fossem tão conhecidos. As declarações foram dadas em entrevista publicada na edição desta quarta-feira (4) do jornal paranaense Gazeta do Povo.

“Observamos nos últimos anos um movimento de renovação da direita em todo o Brasil e isso é positivo para a democracia: novos nomes, propostas e formas de pensar a política surgiram”, apontou.

Depois de vencer a eleição de 2018 por meio de uma chapa puro-sangue, o Zema e o Novo de Minas Gerais formaram uma ampla coligação que deu ao governador a reeleição em primeiro turno. 

O pleito de 2022 marcou, também, as vitórias de Cleitinho Azevedo (Republicanos-MG) para o Senado Federal e de Nikolas Ferreira (PL-MG) para a Câmara dos Deputados. Nikolas, aliás, foi o candidato a deputado federal mais votado do país. Ambos encampam bandeiras de direita e, tal qual fez Zema no segundo turno, apoiaram a tentativa de reeleição do então presidente Jair Bolsonaro (PL).

Ao comentar o bom desempenho eleitoral que expoentes da nova direita mineira tiveram no ano passado, Zema fez uma reflexão a respeito da conjuntura política nacional.

“Acho que isso ocorreu porque boa parcela da população brasileira se cansou de como a política estava sendo conduzida no país. Isso favoreceu uma efervescência de candidatos até então desconhecidos. Na minha primeira campanha, em 2018, fiz questão de rodar o máximo de cidades, olhar as pessoas de perto, e ver as diferenças culturais, sociais e econômicas do nosso estado. E eu sigo fazendo isso até hoje. Com certeza a minha postura contribuiu para que eu entendesse Minas melhor”, pontuou.

‘Estou satisfeito com o Novo’

Na mesma entrevista à Gazeta do Povo, Zema garantiu se sentir bem no Novo. Ele afirmou estar “satisfeito” com o partido e voltou a garantir que prefere apoiar outro nome a se candidatar ao Palácio do Planalto em 2026.

Entendemos que sem apoio e sem convergência de ideias não é possível tirar do papel um projeto de governo, por melhor e mais bem-intencionado que ele possa ser. Tenho a preferência por apoiar um bom nome que possa apresentar um projeto robusto para o Brasil. Mas, não estou pensando em eleições, como já disse. Minha prioridade é governar Minas Gerais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *