Vacimóvel segue reforçando a imunização contra a gripe entre os dias 1º e 6 de abril
O Vacimóvel da Prefeitura de Betim continua, na próxima semana, dando suporte à campanha de vacinação contra a gripe na cidade. Entre segunda (1º) e sábado, o posto-volante estaciona em diversos locais para oferecer a dose trivalente ao público prioritário convocado pelo Ministério da Saúde.
Na segunda (1º) e na terça (2), das 8h às 16h, a unidade móvel vai até o Centro Especializado Nossa Senhora D’Assumpção (Censa) para imunizar os assistidos e profissionais. Nestes dias a vacinação é exclusiva para o público interno da instituição.
Já na quarta (3) e na quinta-feira (4), das 8h30 às 16h, o Vacimóvel atenderá pessoas de todos os grupos prioritários convocados. Na quarta, o posto-volante estaciona no Centro de Especialidades Divino Braga para imunizar todos que passarem pelo local e, na quinta, na praça do bairro Brasileia.
Na sexta (5), das 8h às 12h, será a vez de vacinar a população em situação de rua atendida no Centro POP e, das 13h às 15h, os idosos assistidos pela Apromiv. Neste dia a vacinação será exclusiva para os públicos das duas instituições.
Para encerrar a semana, no sábado (6), das 10h às 17h, o Vacimóvel estará no Monte Carmo Shopping oferecendo a vacina para todo o público prioritário que circular pelo centro de compras.
No ato da vacinação, o público convocado na campanha deve apresentar um documento de identidade e o cartão de vacinas, além de um documento que comprove a situação de saúde ou o exercício profissional.
A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza 2024 começou na segunda-feira (25) e vai até 31 de maio. A vacina está disponível em 37 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Os públicos prioritários da vacinação foram definidos pelo Ministério da Saúde. Confira abaixo quem são:
- Crianças de 6 meses a 5 anos;
- Idosos com 60 anos ou mais;
- Trabalhadores da Saúde;
- Gestantes;
- Puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto);
- Professores;
- Pessoas com deficiência permanente;
- Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independentemente da idade;
- Pessoas em situação de rua;
- Profissionais das forças de segurança e salvamento;
- Profissionais das Forças Armadas;
- Povos indígenas;
- Quilombolas;
- Pessoas em situação de rua;
- Profissionais das forças de segurança e salvamento;
- Profissionais das Forças Armadas;
- Caminhoneiros;
- Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso;
- Trabalhadores portuários;
- População privada de liberdade e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas;
- Funcionários do sistema de privação de liberdade.