Chefe da pasta foi afastado do cargo por determinação judicial; investigações apontam para enriquecimento ilícito
MPMG deflagrou operação contra secretário de obras de Santa Luzia após indícios de enriquecimento ilícito
Divulgação/MPMG
O Ministério Público de Minas Gerais deflagrou, na manhã desta quarta-feira (10), a operação Tudo Nosso contra um esquema de fraudes em licitações na Secretaria Municipal de Obras de Santa Luzia, na região metropolitana de Belo Horizonte.
- ATUALIZAÇÃO: Secretário de Obras de Santa Luzia é exonerado após operação contra fraude em licitação
13 mandados de busca e apreensão foram cumpridos na ação conjunta entre MPMG, Polícia Militar e Polícia Civil. Os alvos foram o secretário municipal de obras da cidade, a esposa dele, além de dois fiscais municipais de obras e empresários. O secretário e um dos fiscais envolvidos ainda foram afastados do cargo por uma decisão da 1ª Vara Criminal e de Execuções Penais da Comarca de Santa Luzia.
Os mandados foram cumpridos na casa dos investigados. Onze deles estão na região metropolitana de Belo Horizonte, um na cidade de João Pinheiro, na região Noroeste de Minas Gerais, e outro em Goiânia-GO.
São investigados os crimes de peculato, corrupção passiva e lavagem de dinheiro. De acordo com o Ministério Público, as apurações sobre os crimes começaram a partir de indícios de enriquecimento ilícito do secretário municipal de obras, “que apresentava evolução patrimonial incompatível com o cargo que ocupa”.
As fraudes foram comprovadas através da quebra de sigilo telefônico, solicitações de relatórios de inteligência financeira a órgãos de controle, além de investigações cibernéticas.
Estão envolvidos na operação a 6ª promotoria de Justiça de Santa Luzia, os Centros de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa do Patrimônio Público (CAO-PP) e de Defesa da Ordem Econômica e Tributária (Caoet), além do Grupo de Atuação Especial de Combate aos Crimes Cibernéticos (Gaeciber).
O que diz a prefeitura:
A Prefeitura de Santa Luzia confirmou, no início da noite desta quarta-feira (10), a exoneração do secretário de Obras, Bruno Marcio Moreira Almeida, e do coordenador de Infraestrutura Viária de Santa Luzia, Edson Espíndola Xavier