A campanha ‘De olho nos olhinhos’ pretende auxiliar na prevenção ao câncer ocular infantil; BH recebe a ação neste final de semana

Tiago Leifert e Daiana Garbin, pais da Lua, divulgaram uma campanha de prevenção ao câncer ocular infantil, que promove a conscientização contra a doença. Neste final de semana, nove shoppings de nove cidades do Brasil terão um stand com oftalmologistas que vão conversar com os pais sobre a condição.

A filha do casal foi diagnosticada com retinoblastoma, um câncer raro e silencioso que se desenvolve na retina de crianças de 0 a 5 anos e pode prejudicar a visão. Em Belo Horizonte, a ação ocorre no Shopping Boulevard, localizado no bairro Santa Efigênia, região leste da capital, no piso 2, neste sábado (16) e domingo (17).

Durante a ação, um stand contará com profissionais que vão atender os pais para conversar sobre os riscos da doença e ajudar na divulgação dos sintomas. O local também contará com atividades para os pequenos.

De acordo com o apresentador, a doença é ‘perigosa, agressiva, silenciosa e pode ser fatal’. “Vamos caçar essa doença onde ela estiver”, afirma em vídeo de divulgação da campanha.

Confira as cidades e shoppings participantes da ação:

Sintomas

De acordo com o apresentador, a doença é ‘perigosa, agressiva, silenciosa e pode ser fatal’. Entre os sintomas mais comuns está a leucocoria, que é um reflexo branco nos olhos, que pode ser percebido mais facilmente em fotos.

Outro sinal é o estrabismo, mesmo que tido como ‘comum’ no início da vida, ele também pode ser um indício do retinoblastoma. Fotofobia, estrabismo, heterocromia, sangramento em alguma parte do olho são tidos como sintomas inicias.

Caso alguns dos sintomas citados seja notado pelos familiares, é recomendado procurar um oftalmologista.

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