Três pessoas que estavam em uma pista de skate próxima ao local da queda também ficaram feridas, totalizando oito vítimas
Veja imagens dos destroços do avião que saiu da pista e explode na praia de Ubatuba em SP.
Reprodução | Redes Sociais
Monitoramento da Flightradar24, que acompanha voos em todo mundo, mostra que o avião Cessna Citation, de prefixo PR-GFS, modelo 525, sobrevoou a cidade de Poços de Caldas, no Sul de Minas, antes do acidente registrado na manhã desta quinta-feira (9), na orla da praia do Cruzeiro, em Ubatuba-SP. A Prefeitura de Ubatuba confirmou que o piloto morreu piloto. Outras quatro pessoas, sendo duas crianças, ficaram feridas.
O monitoramento mostra que o avião atingiu 41 mil pés e, ao passar por Poços de Caldas, começou a descer, até baixar para 13 mil pés. Segundo o Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar), a aeronave passou por uma excursão de pista, que é caracterizada quando o avião sai da pista no momento de pouso ou de decolagem.
Responsável pela administração do aeroporto, a Rede Voa confirma que o avião havia saído do Aeroporto Municipal de Mineiros, em Goiás, e tentou pousar em Ubatuba. “As condições meteorológicas eram degradadas, com chuva e pista molhada”, destacou.
Assista: 📹Flightradar24 pic.twitter.com/MWxzg2uHsQ— Itatiaia (@itatiaia)January 9, 2025
De acordo com a Prefeitura da cidade, três pessoas que estavam em uma pista de skate próxima ao local do acidente também ficaram feridas, totalizando oito vítimas. Os feridos foram socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
De acordo com a Prefeitura da cidade, três pessoas que estavam em uma pista de skate próxima ao local do acidente também ficaram feridas, totalizando oito vítimas. Os feridos foram socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu)
A aeronave tem capacidade para oito pessoas, sendo um tripulante. Conforme registro da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o avião tinha situação normal de aeronavegabilidade, mas não tinha autorização para fazer táxi aéreo.
Nota da FAB
Investigadores do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA IV), órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), localizado em São Paulo (SP), foram acionados, nesta quinta-feira (09/01), para realizar a Ação Inicial da ocorrência envolvendo a aeronave de matrícula PR-GFS, no município de Ubatuba (SP).
Na Ação Inicial são utilizadas técnicas específicas, conduzidas por pessoal qualificado e credenciado que realiza a coleta e a confirmação de dados, a preservação dos elementos, a verificação inicial de danos causados à aeronave, ou pela aeronave, e o levantamento de outras informações necessárias à investigação.
Nota da Prefeitura de Ubatuba-SP
A Prefeitura de Ubatuba confirma a queda de uma aeronave de pequeno porte na orla da praia
do Cruzeiro, próximo à pista de skate, na manhã desta quinta-feira, 9. A matrícula da aeronave é PR-GFS.
Defesa Civil, Guarda Civil Municipal, Secretaria de Segurança, bombeiros e Polícia Militar já estão no local, isolando e fazendo a retirada das vítimas.
Até o momento, temos informações 8 vítimas, sendo 5 na aeronave (3 adultos e duas crianças) e três pessoas que passavam na pista de skate. Às 11h23, foi confirmado um óbito: o do piloto.