A aeronave da Força Aérea Brasileira decolou na tarde desta sexta-feira (13) de Tel Aviv com destino ao Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro

O quarto avião da Força Aérea Brasileira (FAB) enviado a Israel para repatriar brasileiros vai pousar na madrugada de sábado (14) no Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro. O voo decolou na tarde desta sexta-feira (13) com 207 passageiros de 18 cidades brasileiras, além de dois cachorros e dois gatos. Do total, cinco passageiros terão Belo Horizonte como destino.
Segundo o governo federal, na lista de passageiros, há quatro crianças com dois anos ou menos. A Operação Voltando em Paz, iniciada no último sábado (7), já trouxe 701 brasileiros de volta ao país. Todos estavam em Israel, e embarcaram em voos da FAB partindo de Tel Aviv. Até o momento, o Itamaraty recebeu, pelo menos, 2.700 pedidos de brasileiros que desejam retornar ao país. O governo brasileiro está priorizando as pessoas sem passagens, não residentes, gestantes, idosos, mulheres e crianças.
O Itamaraty aguarda autorização para que os 22 brasileiros que estão na Faixa de Gaza possam deixar o local e atravessar a fronteira com o Egito. A maior parte do grupo está abrigado em uma escola em Gaza. O governo brasileiro pediu formalmente a Israel para não atacar a escola.
A aeronave da Presidência da República destacada para resgatar brasileiros que estão no lado palestino do conflito no Oriente Médio aterrissou em Roma, na Itália, nesta sexta-feira (13). A aeronave presidencial, modelo VC-2 (Embraer 190), com capacidade para 40 passageiros, aguarda autorização para ir ao Egito, para repatriar os brasileiros que estão no lado palestino do confronto. O governo aguarda ordem para que o grupo possa cruzar a fronteira, saindo de Gaza. Será do Egito que os brasileiros que estão em Gaza irão embarcar em um voo da FAB para retornar ao Brasil.