Cidades mineiras são afetadas pela onda de calor
Rômulo Ávila/Itatiaia
Duas das seis cidades mais quentes do Brasil nesta segunda-feira (29) são de Minas Gerais, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Além disso, o município brasileiro com o menor índice de umidade relativa do ar também é mineiro. O estado tem mais de 20 cidades em alerta para aumento de temperatura nos próximos dias (saiba mais no fim da matéria).
De acordo com o Inmet, as cidades de Mantena e Itaobim registraram, respectivamente, 35,8°C e 35,7°C. Apesar das altas temperaturas, os dois municípios ainda ficaram abaixo das cidades de Água Clara (MS), Humaitá (AM), Porto Murtinho (MS) e São João do Piauí (PI), que registraram temperaturas acima dos 36ºC.
Já entre as cidades com baixa umidade, Pirapora, no Norte de Minas, lidera o ranking nesta segunda com índice de 27%, assim como Afonso Cláudio (ES) e Valparaíso (SP). Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a umidade relativa do ar ideal para os seres humanos deve ficar entre 50% e 60%. No deserto do Saara, por exemplo, a umidade varia entre 145 e 20%.
Onda de calor em MG
O Inmet colocou 22 cidades do Triângulo Mineiro e o Alto Paranaíba em alerta para a onda de calor. Esses municípios podem registrar aumentos de até 5°C em suas temperaturas máximas até quarta-feira (1º). CLIQUE AQUI para conferir a lista completa de cidades.
Recomendações da onda de calor:
- Hidrate-se;
- Evite a exposição direta ao sol, em especial, entre 10h às 16h
- Use chapéu e óculos escuro e aplique protetor solar
- Diminua os esforços físicos e mantenha os ambientes arejados
- Faça refeições leves e evite bebidas alcoólicas
- Evite a permanência de crianças, pessoas doentes ou idosos em veículos expostos ao sol.