Hospital em São Domingos do Prata recebeu dezenas de alunos e alguns chegaram a ser transferidos para outras unidades; prefeitura e escola lamentaram o caso

Mais de 150 pessoas da Escola Estadual Marques Afonso, em São Domingos do Prata, na região Central de Minas Gerais, apresentaram sintomas de intoxicação alimentar nesta quarta-feira (18). Segundo a própria escola, não só estudantes, mas servidores também apresentaram problemas de saúde.
A Itatiaia apurou que os alunos apresentaram problemas de saúde após comerem purê e salpicão servidos na escola. O número de pessoas afetadas pode chegar a 170. Várias ambulâncias da prefeitura e do grupo de Bombeiros Voluntários do Prata foram mobilizados para atender os alunos, que apresentavam sintomas como dor de cabeça e vômito.
Equipes da Vigilância Sanitária e da Superintendência Regional de Ensino estiveram no local para fazer uma avaliação. Amostras dos alimentos servidos foram colhidos e devem ser encaminhados para a Fundação Ezequiel Dias, em Belo Horizonte, para análise.
Em nota, a Prefeitura de São Domingos do Prata informou que disponibilizou médicos dos postos para o atendimento aos estudantes que passaram mal, mesmo o caso tendo ocorrido em uma escola estadual. Os alunos foram encaminhados para o Hospital Nossa Senhora das Dores e postos médicos da cidade. Segundo a prefeitura, a situação está controlada e a Vigilância em Saúde (Visa) apura as causas que levaram os estudantes a passarem mal.
Já a Escola Estadual Marques Afonso lamentou o ocorrido e informou que todos os alunos e servidores afetados foram prontamente atendidos. A escola afirma que vai continuar tomando as devidas providências e que divulgará mais informações assim que possível. A escola suspendeu as aulas da noite desta quarta (18) e durante toda quinta-feira (19).