Conforme o levantamento divulgado pelo Sebrae Minas, 70% são responsáveis pelos afazeres domésticos

Conciliar o trabalho doméstico, o cuidado dos filhos e o empreendedorismo é o principal desafios das mulheres. Isso é o que indica a Pesquisa Mulheres Empreendedoras, realizada pelo Sebrae Minas, e divulgada nesta quinta-feira (7), véspera do Dia Internacional da Mulher. O estudo aborda os principais fatores que influenciam a entrada e permanência das mulheres no universo empresarial.
De acordo com a pesquisa, 53% das empreendedoras relataram ter dificuldade moderada a alta para conciliar a gestão do negócio com os afazeres domésticos. Isso porque 70% são responsáveis pelos afazeres domésticos e apenas 14% dividem com o cônjuge ou outra pessoa essas tarefas. “Um ponto que fica bastante claro é a dificuldade dessas mulheres em conciliar trabalho e as outras tarefas”, disse Tábata Moreira, analista da Unidade de Inteligência Estratégica do Sebrae Minas.
A pesquisa ouviu 927 pessoas, sendo 336 mulheres, em fevereiro deste ano. Entre as mulheres ouvidas, 28% têm como principal motivação para empreender a flexibilidade de horários e independência, o que tem relação direta com a necessidade de conciliação com tarefas domésticas e cuidado dos filhos. O levantamento indica que 9 em cada 10 enfrentam desafios nesse segundo ponto.
A idade predominante entre as empreendedoras é de 31 a 40 anos — 20% delas estão nessa faixa. “Muitas empreendem depois da maternidade, por tentar conciliar essas múltiplas tarefas e do próprio empreendimento”, explicou Tábata.
Mesmo assim, 44% das mulheres relatam não ter com quem deixar os filhos enquanto trabalham, sendo que 74% delas afirmaram que a principal fonte de renda é proveniente do negócio.
Principais mercados
Conforme o levantamento, as cinco principais atividades que têm mais mulheres como representantes legais em pequenas empresas mineiras são:
- comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios;
- cabeleireiros, manicure e pedicure;
- atividades de estética;
- outros serviços de cuidados com a beleza;
- serviços domésticos.
Campanha
Pensando nesse cenário, este ano, o Sebrae lançou uma campanha para incentivar a compra de serviços e mercadorias vendidas por mulheres. “A ideia é valorizar o empreendedorismo feminino no mês da mulher. Não adianta só levar flores ou chocolate, mas, sim, impulsionar de fato as vendas dessas mulheres”, acrescentou Arielle Alexandria, coordenadora estadual do Sebrae Delas.
Estado lidera ranking
Minas Gerais ocupa a segunda posição entre os estados em número absoluto de pequenas empresas lideradas por mulheres, atrás apenas de São Paulo.
“O estado está em segundo lugar, com 800 mil negócios liderados por mulheres. Isso é um número muito significativo para gente, porque a gente tem um amplo caminho para trabalhar com essas mulheres sobre o empreendedorismo. Como vimos na pesquisa embora, elas têm muitas tarefas a fazer, a gente precisa ainda de muitas capacitações para elas prosperarem”, disse Arielle.
Maiores desafios
Assim como os homens entrevistados, as mulheres empreendedoras têm como principais desafios no negócio administrar finanças (28%), fidelizar clientes (25%) e estabelecer metas e planejamento (16%). Sete porcento delas indicaram dificuldade em liderar, contra 12% dos homens.