Copasa registra redução nos casos de furto de hidrômetros na região metropolitana de Belo Horizonte, que representa 90% das ocorrências no estado

 furto de hidrômetros

O contato pode ser feito pelo número 115, pelo 0800 0300 115 ou pelo aplicativo Copasa Digital

Reprodução / Internet

O furto de hidrômetros em Minas Gerais tem sido um problema recorrente, mas dados recentes da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) mostram uma tendência de queda. A região metropolitana de Belo Horizonte é a mais afetada, representando cerca de 90% dos casos no estado.

De janeiro a maio deste ano, aproximadamente 200 hidrômetros da Copasa foram furtados por mês na região metropolitana de Belo Horizonte. Essa prática criminosa gera prejuízo financeiro para a concessionária, transtornos aos usuários e desperdício de água.

Valter de Souza Luca Júnior, gerente de hidrometria da Copasa, explica que, apesar do número ainda elevado, houve uma redução significativa nos casos nos últimos anos. ”No ano de 2025, tivemos 1.345 unidades de hidrômetro furtados em todo o estado. Esse número é maior do que outros anos, mas vem caindo’’, afirma.

Medidas de prevenção e combate

A Copasa tem adotado medidas para combater o problema. Entre elas, destaca-se a substituição das peças metálicas por componentes plásticos, reduzindo o interesse dos criminosos. Além disso, a empresa tem intensificado o trabalho junto aos órgãos de segurança e investido em tecnologia de medição.

O projeto ‘Recicla com Ética’ também atua no combate à comercialização de produtos provenientes de furto ou roubo. Miria Raquel, diretora administrativa do projeto, ressalta a importância da iniciativa: ”O hidrômetro não pode chegar no ferro velho sem a reciclagem passar por um processo de doação ou de leilão. Existe todo um cadastro e trâmite para que a reciclagem receba esse material’’.

Em caso de furto de hidrômetro, a orientação é registrar um boletim de ocorrência online e comunicar imediatamente à Copasa para a instalação de um novo medidor. O contato pode ser feito pelo número 115, pelo 0800 0300 115 ou pelo aplicativo Copasa Digital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *