Na reunião de retorno das atividades do Conselho de Defesa Social, foi determinado também a criação de seis grupos de trabalho que irão atuar no combate ao crime organizado.
Vice-governador, Mateus Simões.
Cristiano Machado | Imprensa MG.
A primeira encontro do Conselho de Defesa Social, que estava parado desde 2014, determinou protocolos específicos de atuação da Polícia Militar (PMMG) em partidas de futebol em Minas Gerais.
Segundo o vice-governador Mateus Simões (Novo) foi estabelecido uma “matriz de risco e responsabilidade” que classifica os jogos em riscos que vão do mais baixo até o mais grave. “Nós também estabelecemos parâmetros de presença policial ampliada para que possamos garantir a segurança dentro do estádio e no entorno do estádio”, explicou em coletiva de imprensa nesta segunda-feira (24).
Para a próxima reunião, que irá acontecer no dia 2 de abril, representantes dos clubes Atlético Mineiro e Cruzeiro, por exemplo, além de representantes dos estádios, como Arena MRV e Mineirão, estarão convidados. O objetivo desse encontro, de acordo com Simões, será apresentar as medidas e também o custo das mesmas, que devem ser implementadas de forma “imediata”. “Teremos com os estádios e os clubes uma discussão sobre o financiamento do esforço policial adicional que será necessário”, explicou.
Grupos de Trabalho
O governo também anunciou a criação de seis grupos de trabalho voltados no combate ao crime organizado em diversas frentes.
Segundo Simões, os diversos setores envolvidos no sistema criminoso, movimentam bilhões de reais por ano e o objetivo seria discutir a implementação de medidas específicas para cada um.
- Fraudes financeiras e crimes virtuais: mais de R$ 180 bilhões.
- Combustíveis: R$ 61 bilhões.
- Tabaco: R$ 10 bilhões.
- Ouro: R$ 18 bilhões.
- Bebidas: R$ 57 bilhões.
- Tráfico de drogas: R$ 15 bilhões.