Período de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é usado por criminosos para aplicar golpes; Itatiaia localizou vítima que pagou boleto fraudulento

Imagens mostram site usado por golpista para desviar pagamentos

Golpistas usam sites falsos desviar pagamentos

Imagens cedidas à Itatiaia

O período de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) está sendo usado por criminosos para aplicar golpes. Sites falsos estão entre os principais meios utilizados, que até oferecem descontos maiores que o definido por cada estado.

Várias vítimas de todo o país denunciam fraudes ao realizar o pagamento do imposto. Um deles é José Maria dos Reis, de 47 anos, que pagou o IPVA da moto e do carro em parcela única. No entanto, ele descobriu que trata-se de um golpe.

‘Eu pesquisei Detran MG no Google e cliquei em um site. Realizei o pagamento no dia 7 e até hoje não recebi comprovante que foi quitado o IPVA’, explica o ouvinte à Itatiaia.

O site simula que é verificado pelo Detran MG, mas o domínio ‘entrega o golpe’. Segundo a Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais (SEF/MG) o pagamento deve ser feito exclusivamente no site www.fazenda.mg.gov.br.

‘É muito parecido com o pagamento seguro, então se a gente não prestar atenção cai mesmo. Eu só queria pagar logo e quitar, então efetuei o pagamento só que no site errado. Agora procurei o site novamente e não encontrei mais’, contou a vítima de golpe.

José conta que ao contrário da maioria dos golpes não foram oferecidos descontos, já que o valor foi o mesmo indicado pela SEF. O ouvinte fez um boletim de ocorrência na delegacia de Coronel Fabriciano para que apurar o caso e recuperar o dinheiro.

A empresa que recebeu o pagamento de José aparentemente é do interior paulista. A Itatiaia tentou contato, mas não obteve retorno.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *