A aeronave será a sexta enviada pela Força Aérea Brasileira (FAB) para repatriar brasileiros que ficaram em meio à guerra entre Israel e o Hamas. A decolagem irá ocorrer nesta quinta-feira (12), na Base Aérea de Brasília
O governo brasileiro enviará nesta quinta-feira (12), em caráter de urgência, o avião presidencial para repatriar 40 brasileiros que estão na região de confronto entre Israel e o Hamas. A aeronave, modelo VC-2 (Embraer 190), da presidência da república, foi cedida para resgatar 40 brasileiros. A decolagem está prevista para a tarde desta quinta-feira, na Base Aérea de Brasília.
O voo terá como destino a cidade de Roma, na Itália. De lá, ele seguirá para Israel para resgatar os brasileiros. Esta será a sexta aeronave da Força Aérea Brasileira enviada para repatriar os brasileiros, que acionaram a Embaixada Brasileira em Tel Aviv para retornar ao nosso país.
Segundo dados do Itamaraty, até o momento, a Embaixada brasileira em Tel Aviv recebeu pedidos de 2.700 brasileiros que desejam retornar ao país. O governo federal estima 14 mil brasileiros residentes em Israel e seis mil brasileiros na Palestina. O Itamaraty confirmou a morte de dois brasileiros. A estudante Bruna Valeanu estava na festa rave, que foi invadida por integrantes do Hamas, no último sábado (7). O governo brasileiro também confirmou a morte de Ranani Nidejelski Glazer, natural do Rio Grande do Sul, que vítima dos atentados ocorridos no último dia 7 de outubro, em Israel.