O termo “psicomotricidade” não é usual no dia a dia da maioria das pessoas. Mas, para quem está envolvido no ambiente escolar, esse conceito é muito importante. Em Betim, no Centro de Referência e Apoio à Educação Inclusiva Rafael Veneroso (Craei-RV), vinculado à Secretaria Municipal da Educação (Semed), a psicomotricidade tem contribuído no desenvolvimento motor, afetivo, cognitivo e social dos alunos deficientes, já que essas áreas são as mais afetadas, causando limitações nestas crianças. E é sobre essas experiências que a edição de agosto da Noite Inclusiva tratará. O encontro, voltado aos educadores da rede municipal de ensino e profissionais da área, será na nesta quinta-feira (31), às 18h30, no auditório Ady Rosa de Freitas, no Centro Administrativo.
“A influência da Psicomotricidade no Desenvolvimento da Aprendizagem e na Inclusão” será o tema da palestra, que tem como objetivo proporcionar um espaço de reflexão sobre as várias nuances da educação inclusiva na perspectiva do direito da pessoa com deficiência.
O convidado da noite, Danilo César Trindade Pereira, falará sobre o tema e compartilhará as experiências vividas no local de trabalho. Para a diretora do Craei, Veridiana Souza, a ideia é proporcionar um espaço de reflexão sobre impactos no campo educativo e na formação docente. “Estamos propondo essa abordagem, pois acreditamos que essas questões são de extrema importância social e encontram-se imersas no ambiente escolar”, explica.
Danilo César Trindade Pereira é CEO e fundador da organização Pontinclusiva. Ele é professor de educação física na Prefeitura de Betim, no Centro de Referência e Apoio à Educação Inclusiva Rafael Veneroso (Craei-RV). Danilo é especialista em Psicomotricidade Relacional e técnico de bocha paralímpica.
Noite Inclusiva
Data: 31 de agosto
Horário: 18h30
Local: auditório Ady Rosa de Freitas, no Centro Administrativo – rua Pará de Minas, 640, Brasileia