Time celeste bateu o Santos na rodada anterior e quer aproveitar foco do Fluminense na Copa Libertadores para vencer a segunda seguida
O Cruzeiro visita o Fluminense nesta quarta-feira (20), às 21h30, no Maracanã, no Rio de Janeiro, pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro. O técnico Zé Ricardo terá a chance de emplacar sua segunda vitória consecutiva. Pela frente estará o Tricolor, sexto colocado na Série A e semifinalista na Copa Libertadores.
Na estreia no comando do Cruzeiro, Zé Ricardo conquistou uma vitória em cima do Santos, na Vila Belmiro, pelo placar de 3 a 0.
Para o compromisso diante do Flu, o time celeste terá mudanças. Suspenso, o zagueiro Luciano Castán fica fora do jogo. Lucas Oliveira será o substituto, ganhando a disputa com João Marcelo.
No ataque, o comandante celeste também fará mudanças. Ele muda o esquema de jogo, sacando um atacante e apostando em um meia. Sendo assim, Arthur Gomes deixa a equipe para a entrada de Nikão. O Cruzeiro é o 11º colocado, com 29 pontos em 23 jogos.
Fluminense ‘focado na Libertadores’
Se o Cruzeiro vem de vitória, o Fluminense busca a reabilitação por ter perdido o clássico com o Vasco por 4 a 2. Para o confronto com o time celeste, o técnico Fernando Diniz deve contar com o retorno do zagueiro Felipe Melo (foto abaixo) e do meia Paulo Henrique Ganso.
Ganso não joga desde o dia 31 de agosto e vai atuar para ganhar mais minutos para ficar pronto para o confronto da próxima quarta (27), às 21h30, novamente no Maracanã, diante do Internacional, pela semifinal da Copa Libertadores
O desfalque fica por conta de Jhon Arias, que se lesionou diante do Vasco e está em tratamento também para jogar na Libertadores. Em seu lugar, Lima é o mais cotado para jogar. O lateral-direito Samuel Xavier, que cumpriu suspensão no clássico, também é novidade na equipe. O atacante Cano, que chegou a ser avaliado após pancada no tornozelo, está confirmado.
O Fluminense é o 6º colocado, com 38 pontos e briga por uma vaga direta na Copa Libertadores de 2024.
Reencontro com Fábio
A partida entre Fluminense e Cruzeiro marcará mais um reencontro do goleiro Fábio, de 42 anos, com o ex-clube.
Será a terceira vez de Fábio contra o Cruzeiro desde que deixou a Toca da Raposa II, em 2020. Foram três encontros desde então, dois em 2022, na ida e na volta das oitavas de final da Copa do Brasil, e na quinta rodada do Campeonato Brasileiro deste ano.
O Cruzeiro nunca venceu o Fluminense neste período, com três derrotas em três jogos. Na ida das oitavas de final da Copa do Brasil, em 23 de junho de 2022, o time carioca venceu no Maracanã por 2 a 1. Na volta, em 12 de julho, o Tricolor das Laranjeiras goleou no Mineirão, em Belo Horizonte, por 3 a 0.
Já no primeiro turno da edição deste ano do Brasileirão, o Fluminense fez 2 a 0 em Belo Horizonte, em 10 de maio. O Cruzeiro é o 11º na tabela, com 29 pontos. Já o Flu é o sexto, com 38.
FLUMINENSE X CRUZEIRO
FLUMINENSE
Fábio; Samuel Xavier, Nino, Felipe Melo e Marcelo; André, Lima e Paulo Henrique Ganso; Keno, John Kennedy e Cano. Técnico: Fernando Diniz
CRUZEIRO
Rafael Cabral; William, Lucas Oliveira, Neris e Marlon; Matheus Jussa, Lucas Silva, Vital e Nikão; Wesley e Gilberto. Técnico: Zé Ricardo.
Motivo: 24ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local: Estádio Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data e horário: 20 de setembro de 2023, às 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Matheus Delgado Candançan (CBF/SP)
Assistentes: Bruno Raphael Pires (Fifa-GO) e Daniel Paulo Ziolli (CBF-SP)
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (VAR-FIFA)