Betim ganhará, nesta semana, um coordenador de Políticas Públicas da Juventude. O estudante de pedagogia, presidente da União da Juventude Socialista em Betim e presidente da Liga Acadêmica Paulo Freire, Fernando Alves Matos – conhecido como Fernando Ganso -, do PCdoB, assume a divisão, que, atualmente, está vinculada à Superintendência de Eventos. A nomeação de Ganso para o cargo será publicada nos próximos dias no Órgão Oficial do Município.
Com vasta experiência à frente de movimentos infantis, estudantis e da juventude, Fernando Matos terá como principal desafio a reestruturação do Conselho Municipal de Políticas para a Juventude. Uma das primeiras medidas é garantir que Betim seja devidamente representada na 4ª Conferência Nacional de Juventude, que terá como tema “Reconstruir no Presente, Construir o Futuro: Desenvolvimento, Direitos, Participação e Bem Viver” e será realizada entre os dias 14 e 17 de dezembro, em Brasília-DF. Com a nomeação de Ganso, o governo municipal volta a se organizar em prol da construção e viabilização de políticas públicas para os jovens e para o fortalecimento do movimento estudantil na cidade.
“Agradeço muito a oportunidade e a recepção de toda a equipe do governo municipal. É um desafio acompanhar uma gestão que dá muito certo e apresenta tantos resultados. Estamos em um momento novo da construção de políticas públicas para a juventude. Até porque, a juventude se consolida cada vez mais como a grande mola propulsora da sociedade. É momento, então, de questionar: quais são os direitos e deveres da juventude em nossa cidade? Quais são as ações prioritárias para esses jovens? Com isso, nossa principal tarefa é promover uma boa conferência municipal e trazer a sociedade para a discussão de propostas de políticas públicas e extrair dessa conferência nossas prioridades. Uma delas já adianto que é a própria retomada do Conselho Municipal de Juventude para, a partir daí, vincular nossas ações às de outros entes e firmar parcerias que nos agreguem valor”, pontua Fernando Ganso.
“Ações como o intervalo cultural nas escolas, por exemplo, e a promoção do movimento estudantil para a participação do jovem na política e promoção ainda mais ampla dos estagiários, que são tão importantes para o funcionamento da máquina pública.Tudo isso são ações que buscaremos implementar e reforçar já nesse primeiro momento de atuação. O objetivo é congregar para juntos encontrarmos os melhores meios para acompanhar as mudanças naturais do contexto social, criar incentivos para combater a evasão escolar, estimular a participação juvenil em todos os espaços, inclusive na política, e ter uma conduta de proposição e construção”, acrescenta o novo gestor.
Fernando Matos iniciou sua trajetória em 2013, na União Municipal dos Estudantes de Betim. A partir daí, ele participou de diversos movimentos pelo Brasil, atuando na construção, por exemplo, do Plano Nacional da Educação e na ampliação do Passe Escolar. Ele também atuou na criação de diversas entidades estudantis em Minas Gerais.