A Prefeitura de Betim seguirá fomentando uma das festas populares mais importantes do cenário cultural da cidade: o pré-carnaval. A nova gestão publicou, nesta quinta-feira (2), no Órgão Oficial, o edital de chamamento público para a concessão de auxílio financeiro aos blocos de rua para o desfile deste ano, que ocorrerá entre os dias 22 e 23 de fevereiro. A novidade desta edição é o valor do incentivo disponibilizado por bloco, que está maior, totalizando R$ 10 mil – em 2024 a verba era de R$ 9 mil por bloco. Os interessados têm até o dia 17 de janeiro para apresentar a documentação necessária e, assim, concorrer à obtenção do recurso, que será distribuído para 16 grupos carnavalescos. Confira a publicação: https://www.betim.mg.gov.br/portal/diario-oficial/ver/3672
Conforme o edital 001/2025, poderão concorrer ao recurso financeiro os blocos originários de Betim sem trio elétrico que tenham em sua composição, no mínimo, 50 integrantes. Além disso, o responsável pelo envio da proposta não poderá se inscrever como representante de mais de um bloco. No caso de o representante se inscrever como pessoa física, o mesmo deve ser maior de 18 anos, residente e domiciliado em Betim há no mínimo dois anos. Já para representantes jurídicos, com ou sem fins lucrativos, além desses mesmos requisitos, eles deverão comprovar sede da empresa no município.
A lista com a documentação necessária e os critérios para protocolização podem ser conferidos no próprio edital. Os envelopes devem ser entregues na sede da Secretaria Municipal de Arte e Cultura, no Centro Administrativo (rua Pará de Minas, 640, Brasileia), de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 16h30.
As propostas serão avaliadas por uma comissão julgadora e a pontuação será atribuída conforme os critérios estabelecidos no edital, como criatividade e estética dos abadás; tempo de existência do bloco; história de criação do bloco, bateria e harmonia, estandarte ou bandeira do bloco; apresentação de repertório; e, como mais uma novidade desta edição, o critério social – participação comprovada em ações sociais de qualquer natureza, tais como campanhas de solidariedade, atividades educativas, culturais ou ambientais.
“O edital deste ano trouxe importantes melhorias, como o aumento do incentivo para cada bloco e a inclusão do critério social. O objetivo é fortalecer os grupos autênticos de Betim, oferecendo suporte financeiro para que mantenham a cultura carnavalesca e a tradição da cidade. Estamos sempre empenhados em melhorar o pré-carnaval e a organização dos blocos. Esperamos que, neste ano, o evento seja ainda melhor, com mais alegria e envolvimento da população”, destaca a secretária municipal de Arte e Cultura, Bruna Ribeiro. “O pré-carnaval já faz parte do calendário festivo do município e representa um forte impulso para a economia local. No ano passado, tivemos um público flutuante de mais de 18 mil pessoas nos dois dias. Nossa expectativa é atrair mais foliões neste ano e resgatar ainda mais a força das celebrações carnavalescas na cidade, reafirmando o compromisso da prefeitura com a cultura e a arte betinense”, ressalta o prefeito de Betim, Heron Guimarães.