Dando continuidade às atividades do Novembro Negro, a Prefeitura de Betim, por meio da Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Governo, promove, nos dias 26 e 29 de novembro, uma programação especial com palestras em referência ao Novembro Negro, mês que simboliza e reforça a importância da luta contra o racismo.
No dia 26 de novembro, às 14h, o Cras Citrolândia recebe uma palestra sobre casos de racismo no Brasil, com dados de população negra no país e no município. No dia 29 de novembro, das 15h às 16h30, ocorre no Instituto Federal Minas Gerais (IFMG) (Rua Itaguaçu, 595, São Caetano), uma roda de conversa com o intuito de promover reflexões sobre a importância do autocuidado, da identidade e da representatividade com a juventude negra, fortalecendo a identidade e celebrando a diversidade negra. Aberto ao público, para participar basta se inscrever pelo link https://tinyurl.com/37atxvns.
“O Novembro Negro segue sendo um momento crucial para a reflexão e ação, e o encerramento da programação reforça a necessidade de uma luta contínua e coletiva. Este mês não é apenas sobre resgatar a história, é sobre nos unir e fortalecer o movimento negro, destacando a importância do combate ao racismo”, pontua o coordenador de Políticas Públicas de Promoção da Igualdade Racial, José Joaquim de Brito (Janaúba).