Especialistas apontam para possível redução nas tarifas de energia elétrica no próximo ano, com previsão de bandeira verde na maior parte do período

Conta de luz da Cemig

Conta de luz

Divulgação

As famílias brasileiras podem ter um alívio nas contas de energia elétrica em 2025, segundo previsões de especialistas. Após um ano de tarifas elevadas, a perspectiva é de que os custos diminuam, trazendo um respiro para o orçamento doméstico.

De acordo com análises do setor, o próximo ano deve ser marcado pela predominância da bandeira tarifária verde, o que significa custos menores para os consumidores. Esta projeção se baseia em fatores como o aumento da geração de energia renovável e a expectativa de um cenário econômico mais favorável.

Fatores que influenciam a redução

Outro fator mencionado é o crescimento econômico moderado previsto para o Brasil, que não deve pressionar excessivamente a demanda por energia. “Tudo indica que 2025 vai ter níveis pluviométricos melhores. Por outro lado, o que vai ser melhor para o Brasil é que o país não está crescendo muito. Então, a demanda por energia não está pressionada”, disse o professor de economia do Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (Ibmec) Paulo Pacheco.

Além disso, o achatamento do poder aquisitivo das famílias leva a uma maior consciência no consumo, com muitos adotando medidas de economia em casa. “As famílias também começam a tomar decisões por economizar energia nas suas casas. Tudo indica que deve ser um ano de tarifa bandeira Verde, exceto, agosto e setembro, que é o final da estiagem”, finalizou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *