Furtos aconteceram entre maio e novembro deste ano
.
Wagner Liberato/Belotur
A empresa responsável pela disponibilização de banheiros químicos em Belo horizonte, a Tendas Aluban, tem colocado rastreadores nas unidades para evitar roubos. Conforme boletim de ocorrência, 32 banheiros químicos foram roubados entre os meses de maio e novembro deste ano, outras duas unidades foram incineradas.
Cada banheiro é avaliado em mais de R$ 3 mil, o que segundo a empresa representa prejuízos de R$ 100 mil. Esses valores são pagos pela prefeitura, que é obrigada a ressarcir os danos a empresa que tem a licitação.
Conforme o gerente da empresa, que não terá a identidade revelada, os furtos aconteciam com frequência em períodos alternados. “Eles roubavam em um final de semana, depois esperavam mais três e, em seguida, roubavam de novo. Colocamos os banheiros na rua na sexta-feira e, quando vamos recolher na segunda-feira, estava sempre faltando quatro, três, já teve dia de faltar até nove banheiros num só dia”, explica.
Rastreadores
Segundo o gerente, todas as vezes que sumiam os banheiros químicos eles acionavam a polícia e faziam boletim de ocorrência. Dessa forma, com ajuda da Polícia Militar, eles instalaram rastreadores nas unidades e esperaram até o dia em que os criminosos as furtassem.
“Dessa forma, conseguimos chegar em oito banheiros químicos que estavam no bairro Eldorado, em Contagem. Quando eu cheguei no lugar, foi só para recolher meus banheiros, mas irmã do rapaz [do suspeito] falou que ele estava mexendo com evento e com banheiros para shows”, relata.