A rede municipal de ensino de Betim brilha, mais uma vez, no cenário nacional. A jovem Ingrid Nicole Sousa dos Santos, de 16 anos, aluna da Escola Municipal Aristides José da Silva, está representando a cidade na 4ª Mostra Nacional de Feiras de Ciências – evento que começou nesta terça (12) e seguirá até quinta-feira (14), na sede do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em Brasília. A mostra reúne 35 projetos de 20 estados brasileiros que tiveram destaque em feiras e mostras científicas em suas regiões, oferecendo a oportunidade de serem apresentados em espaços como o Congresso Nacional, o Ministério da Educação e a Universidade de Brasília. Além da exposição dos trabalhos e de visitas técnicas, os alunos também serão homenageados.

No evento, Ingrid apresentará o trabalho “Bioart: arte e moda sustentável”. Ele foi desenvolvido por ela e mais cinco colegas da escola – Ana Paula Pereira Patrício, Caroline Andrade de Oliveira, Julia Oliveira Candido, Rafaella de Almeida Sousa e Rai Teixeira Vilaça – em 2022, quando estavam no 9º ano. No projeto, que teve a orientação do professor de Ciências, Marcos Cabral de Melo, os alunos pesquisaram e produziram uma linha de tintas de pigmentos vegetais para pintura em papel e tecido com baixo custo, boa qualidade e ausência de componentes tóxicos. 

O trabalho foi destaque na Feira Escolar de Sustentabilidade, Tecnologias e Iniciação Científica (Festic) da Escola Municipal Aristides José da Silva, no bairro Jardim Teresópolis, e, por isso, foi inscrito em dois eventos: a 23ª Feira da Educação Básica da UFMG Jovem e a 10ª Feira Brasileira de Colégios de Aplicação e Escolas Técnicas (Febrat). Nos dois, o projeto conquistou o 1º lugar geral na categoria ensino fundamental, sendo indicado para a Mostra Nacional de Feira de Ciências, em Brasília.

“Fico extremamente feliz em dizer que esses alunos estudaram todo o ensino fundamental no Aristides José da Silva. Isso reforça os resultados positivos da educação pública de qualidade em nosso município. Como professores, temos a oportunidade de identificar alunos talentosos em diversas áreas. Esses talentos ficam mais evidenciados em eventos, como as feiras de ciências, nas quais os alunos têm mais liberdade de propor soluções para os problemas de sua comunidade empregando sua habilidade e criatividade”, destaca o orientador do projeto, o professor Marcos Cabral de Melo.

“Quando propomos aos alunos o desafio de participar de eventos externos, temos a intenção de romper esse estigma de inferioridade ainda presente em muitos alunos da rede pública, sobretudo nas periferias. Queremos que eles vivenciem outros espaços de conhecimento, assumindo a postura de protagonistas e compartilhem suas descobertas e observações. Representar Betim em eventos dessa magnitude nos dá muito orgulho por estarmos inseridos numa rede de educação municipal que propicia recursos e estrutura para que o ensino seja propagado da melhor forma e que a aprendizagem seja, de fato, significativa e eficaz”, completa a diretora da Escola Municipal Aristides José da Silva, Ana Mércia – que também está em Brasília para a Mostra Nacional.   

Crédito fotos: arquivo Prefeitura de Betim

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *