Terminal opera como um aeroporto de aviação geral e se transformou em um grande centro de manutenção e hangaragem; Pampulha foi o terceiro com maior movimento do tipo no país em janeiro de 2024

Foto mostra avião pousando no Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte
Aeroporto Carlos Drummond de Andrade, mais conhecido como Aeroporto da Pampulha

Mesmo sem receber voos comerciais desde 2018, o Aeroporto Carlos Drummond de Andrade, mais conhecido como o Aeroporto da Pampulha, vem se destacando em sua nova categoria, a aviação geral. O terminal, que completou 91 anos neste domingo (3), foi eleito o terceiro maior aeroporto do tipo em todo o país, segundo dados do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA).

Mas o que é aviação geral? A aviação geral classifica todas as operações do avião civil que não configuram transporte aéreo comercial programado ou operações de carga aérea. A categoria também é chamada de ‘aviação de negócios’. Voos de instrução, táxi aéreo, aviação recreativa, aviação de emergência e aviação agrícola são algumas das atividades operadas em terminais como o da Pampulha, que é um dos grandes centros de manutenção e hangaragem para helicópteros ou aeronaves de asas fixas.

Em janeiro de 2024, foram 3.564 operações envolvendo helicópteros, jatinhos particulares e outras aeronaves no Aeroporto da Pampulha, número quase 30% maior do que no mesmo período do ano passado. Segundo o relatório, o terminal da capital mineira só ficou atrás dos Aeroportos de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, e do Campo de Marte, em São Paulo, na quantidade de pousos e decolagens.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *