Sistema de triagem é usado para classificar rapidamente vítimas em situações de múltiplos acidentes
Tragédia deixa nove mortos em Minas
Corpo de Bombeiros
Equipes de socorro precisaram usar o Método Start (Simple Triage and Rapid Treatment) durante o trabalho para socorrer as vítimas do grave acidente entre van carreta que matou nove pessoas e feriu dez na BR-251 , entre Francisco Sá e Grão Mogol, no Norte de Minas. A tragédia ocorreu na noite dessa terça-feira (13).
O Método Start é um sistema de triagem usado para classificar rapidamente vítimas em situações de múltiplos acidentes. Conforme o tenente Kollek Pereira, do Corpo de Bombeiros, o cenário no local do acidente era caótico.
“Quando o Corpo de Bombeiro chegou no local, deparou com a situação bastante caótica. Devido à grande quantidade de vítimas mortas e feridas, foi necessário um trabalho com o SAMU de triagem através do método Start das vítimas vivas”, disse o militar.
- Veja ainda: Veja imagens do local do acidente com carreta e van que deixou 9 mortos na BR-251, no Norte de Minas
De acordo com o tenente, a van seguia de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, para o Ceará, enquanto a carreta saiu da região Nordeste com destino ao Rio de Grande do Sul.
Os bombeiros encontraram várias vítimas presas às ferragens, e constaram que nove ocupantes da van estavam mortos (entre eles uma criança) e oito feridos. Duas pessoas que estavam na carreta também se feriram, mas sem gravidade.
Grave
Quatro dos dez feridos do acidente entre carreta e van foram levados para a Santa Casa de Montes. Um jovem de 27 anos está em estado grave, respirando com ajuda de aparelhos. Os demais feridos são uma criança de 8 anos, uma mulher de 36 e um jovem de 26. Todos estão com situação estável.
Os demais feridos estão no hospital de Francisco Sá. O estado de saúde deles não foi informado