Em coletiva, Defesa Civil falou sobre as regiões mais afetadas na noite desta terça-feira (24), Centro-Sul, Pampulha e Venda Nova
Após Belo Horizonte ter mais de uma hora de temporal extremamente forte ininterruptamente, que causou muitos estragos em várias regiões da cidade, o Secretário de Proteção da Defesa Civil de Belo Horizonte, Waldir Figueiredo, disse em coletiva que eles não previam esse modelo de chuva e sim de até 40mm.
‘Os modelos matemáticos não previam esse modelo de chuva, mas sim chuvas que poderiam chegar a até 40mm. O que nós percebemos é que os fenômenos climáticos extremos, se desenvolvem de uma maneira muito rápida, mas as respostas do poder público em relação a essa severidade ocorreu’, disse.
Ele explicou ainda, que os três locais mais afetados na noite dessa terça-feira (23), são as regionais Centro-Sul, Pampulha e Venda Nova.
‘Esses três locais agora, estão sendo atendidos com a instalação de postos de comando para mapeamento de todos os afetados. Assim o poder público naturalmente encaminha as ações de respostas’, acrescentou.
Fechamento de vias
Em coletiva, o Secretário de Proteção da Defesa Civil, Waldir Figueiredo, explicou também sobre o fechamento de vias na capital e Grande BH, já que diversos pontos ficaram alagados.
‘O que nós fazemos em Belo Horizonte, é o uso da tecnologia, seja com imagens de radar, imagens de satélite, sensores de variação de níveis dos córregos, sensores de chuvas, uso de câmeras. Eles são utilizados para identificação de possíveis ameaças e a comunicação dessas ameaças a população, ela é fundamental’, disse o secretário.
Mudanças climáticas
Waldir Figueiredo comentou também sobre as mudanças climáticas e reforçou que isso será o novo normal.
‘É muito importante entendermos que estamos vivendo fenômenos extremos em decorrência de mudanças climáticas. E esse fenômenos, eles ocorrem de maneira abrupta, como tivemos ontem em Belo Horizonte e vários locais, várias cidades’, comentou.
Previsão para mais chuvas
A previsão em Belo Horizonte é de mais chuvas, de acordo com a Defesa Civil.
‘Nesta quarta-feira (24), elas podem chegar a 70mm. Esperamos que não aconteça, mas estamos preparados, estamos mobilizados para as ações preventivas e para as ações de respostas na cidade’, acrescenta.