Presidente do Congresso Nacional se encontrou com parlamentares de oposição a Zema nesta segunda-feira (4)

Pacheco recebeu deputados de Minas em Brasília
Deputados mineiros se reuniram com Rodrigo Pacheco nesta segunda-feira (4)

O presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), disse, nesta segunda-feira (4), que o mês de março será de “intensa dedicação” em prol da renegociação da dívida de Minas Gerais com a União. Os pagamentos das parcelas do débito, que gira em torno dos R$ 160 bilhões, estão suspensas até 20 de abril por força de uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).

A declaração de Pacheco foi dada após uma reunião entre ele e deputados estaduais que compõem a coalizão de oposição ao governador Romeu Zema (Novo) na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O grupo viajou a Brasília (DF) em busca de atualizações a respeito das negociações entre os governos mineiro e federal para a repactuação da dívida.

“Tratamos de diversas questões relativas aos interesses do estado, mas sobretudo da dívida de Minas Gerais com a União. Tema que, no decorrer do mês de março, será objeto de intensa dedicação e trabalho por parte de todos os envolvidos, até que possamos resolver esse problema definitivamente”, disse o senador, ao comentar o encontro com os parlamentares.

A comitiva que está em Brasília é encabeçada pelo deputado Ulysses Gomes (PT), líder da oposição a Zema na Assembleia. O grupo vai aproveitar a passagem pela capital federal para conversar com técnicos do Ministério da Fazenda a respeito do assunto.

Neste momento, a equipe do ministro Fernando Haddad analisa a viabilidade de um plano que envolve, por exemplo, a federalização de estatais mineiras. Empresas como a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) poderiam ter o controle repassado à União como forma de amortizar a dívida.

O pacote contempla, também, medidas como a utilização de eventuais créditos judiciais que o estado possa receber. O arcabouço foi apresentado como alternativa ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF) sugerido pela equipe do governador Romeu Zema (Novo).

Além de Ulysses Gomes, o bloco de oposição é representado em Brasília pela vice-presidente da Assembleia, Leninha (PT). Viajaram, também, Leninha (PT), também, Lohanna França e Professor Cleiton — ambos do PV — Lucas Lasmar (Rede), Ana Paula Siqueira (Rede), Celinho Sinttrocel (PCdoB), Cristiano Silveira, Doutor Jean Freire, Leleco Pimentel e Ricardo Campos (todos do PT).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *