Josenildo Belarmino de Moura Júnior, de 32 anos, era delegado em São Paulo há sete meses; amigos dizem que ele iria voltar para Pernambuco

Delegado SP.jpg

Josenildo constava na lista de aprovados no concurso para delegado da Polícia Civil de Pernambuco

Redes Sociais

O delegado de Polícia Civil Josenildo Belarmino de Moura Júnior, de 32 anos, foi morto a tiros na terça-feira (14), durante um assalto na zona sul de São Paulo. Há apenas 7 meses na função, na capital paulista, Josenildo era natural de Pernambuco, da cidade de Chã Grande, a cerca de 82 km da capital Recife.

À CNN Brasil, uma colega de faculdade do delegado, que preferiu não se identificar, falou sobre o caso. “Só quem acompanhou os anos de estudos sabe o que ele teve que abdicar e ser muito resiliente em cada reprovação […] perdemos não só um profissional ético, exemplar, como também perdemos um grande homem”, lamentou.

Concurseiro, constava na lista de aprovados no concurso para delegado da Polícia Civil de Pernambuco, divulgada no final de 2024. De acordo com conhecidos, Josenildo se preparava para voltar ao estado natal.

Em uma publicação, a Polícia Civil de Pernambuco lamentou a morte do delegado. “A PCPE expressa a solidariedade aos familiares e amigos nesse momento de dor”, escreveu. Também através das redes sociais, o curso preparatório Dedicação Delta, do qual o delegado foi aluno, definiu Belarmino como “extremamente dedicado” e “sempre cortês com a equipe”.

O velório de Josenildo Belarmino de Moura Júnior ocorreu na manhã desta quarta-feira (15), na Academia de Polícia de São Paulo. Já na quinta-feira (16), o corpo deve seguir para um segundo velório, na Câmara Municipal de Chã Grande (PE), e sepultado.

A Polícia Civil continua investigando a morte do delegado. Em nota, a Secretaria de Segurança Pública disse que “detalhes serão preservados para garantir a efetividade dos trabalhos policiais”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *