O governo federal sancionou nesta segunda-feira (30) a lei que estabelece o novo salário mínimo para 2025
Prédio da Previdência Social
Marcello Casal Jr / Agência Brasil
Brasileiros aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começam a receber seu pagamentos reajustados pelo novo salário mínimo entre 27 de janeiro e 3 de fevereiro de 2025.
O governo federal sancionou nesta segunda-feira (30) a lei que estabelece o novo salário mínimo para 2025, que passará de R$ 1.421 para R$ 1.518, aumento de 7,5%. O novo valor reajustará os pagamentos promovidos pelo INSS para quem ganha até um salário mínimo.
Já para aqueles que ganham acima de um salário mínimo, o reajuste passa a valer nos pagamentos a partir de 3 de fevereiro. Vale ressaltar, no entanto, que o índice de aumento deste grupo ainda está indefinido, já que depende do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que deve ser divulgado no início de 2025 pelo IBGE.
Confira o calendário de pagamento dos benefícios do INSS em 2025
Para ambos os grupos, os pagamentos referentes a dezembro de 2024, incluindo aqueles que são depositados já no início de janeiro de 2025, não sofrem nenhum reajuste.
Consulta aos valores
Os segurados do INSS podem consultar o valor a receber do benefício por meio do aplicativo Meu INSS ou pelo site meu.inss.gov.br.
Também é possível verificar por telefone, ligando na central 135. O usuário deve ligar de segunda-feira a sábado das 7h às 22h, informando o número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e confirmando os dados cadastrais.
Com o reajuste do salário mínimo previsto para 1º de janeiro, o valor reajustado só será pago entre o fim de janeiro e o início de fevereiro.
Com informações da Agência Brasil*