O grupo parte da capital de Israel, em função da liberação do governo de Jerusalém.
O primeiro avião da Força Aérea Brasileira (FAB) para repatriar brasileiros que estão em Israel no meio do conflito vai sair de Roma, nas próximas horas, com médicos e psicólogos – são cerca de 19 tripulantes indo resgatar brasileiros que desejam sair da região. O Itamaraty informou que mais de mil pessoas pediram ajuda ao governo para retornar ao Brasil – a maioria turistas.
Essa aeronave que está em Roma tem capacidade para 238 passageiros e partiu de Natal (RN) nesse domingo (8) no início da noite. A operação montada pelo Ministério de Relações Exteriores e pelo Ministério da Defesa prevê que o embarque seja realizado à tarde para que as pessoas não precisem se deslocar até a base aérea à noite ou de madrugada.
O Itamaraty explicou que o grupo parte da capital de Israel porque foi a liberação do governo de Jerusalém, mas pode haver voos também para resgate de brasileiros em outras áreas do Oriente Médio.
Segundo o governo, outros cinco aviões estão prontos e também poderão ser utilizados para trazer brasileiros.
Cerca de 14 mil brasileiros vivem em Israel e outros 6 mil na Palestina. Já na Faixa de Gaza e em outras regiões de conflito seriam 90 brasileiros.
O Itamaraty acompanha de perto as listas de mortos e de reféns. No domingo eram três desaparecidos e um ferido, mas os números podem mudar.