
Unidade Avançada de Atendimento da Justiça Federal é ampliada e marca nova fase para Betim
Na próxima segunda-feira, (1°), às 10h, a Justiça Federal apresenta a ampliação das dependências da Unidade Avançada de Atendimento (UAA) de Betim, localizada no Monte Carmo Shopping. O espaço agora conta com uma estrutura mais moderna, ampla e confortável. O serviço é uma parceria com a Prefeitura, através da Procuradoria-Geral, que proporciona a cessão do espaço, de servidores e de equipamentos garantindo, juntamente com a Justiça Federal, um atendimento eficiente à população local e de todo o Médio Paraopeba.
A UAA funciona como ponto de apoio presencial e digital e atua como facilitador no acesso da população a serviços judiciais, sem a necessidade de deslocamento até as sedes principais do tribunal, oferecendo ainda: orientações jurídicas, ajuizamento de ações, audiências, perícias e emissão de documentos, orientação e suporte processual, emissão de certidões vinculadas à Justiça, perícias médicas judiciais. Todos os serviços garantem agilidade em processos e proximidade ao cidadão junto ao órgão. A coordenadora da unidade, Danielle Ferreira de Souza, ressalta que os atendimentos são realizados por profissionais qualificados. “Os servidores são capacitados para atender o público com direcionamentos, zelo e cuidado, simplificando o processo jurídico, para que toda a ação seja conduzida da melhor forma”, destacou.
Além de Betim, a unidade atenderá os municípios de Bonfim, Brumadinho, Contagem, Esmeraldas, Ibirité, Igarapé, Itaguara, Florestal, Juatuba, Mário Campos, Mateus Leme, Sarzedo, São Joaquim de Bicas e Rio Manso, ampliando o acesso à justiça em toda a região.
A Justiça mais próxima do cidadão
A reestruturação da UAA faz parte da política do Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF-6) de interiorizar os serviços judiciais. “A intenção é oferecer eficiência, dignidade e rapidez ao cidadão. Desde a inauguração, em julho de 2024, a unidade vem garantindo um atendimento mais próximo e inclusivo para toda a população de Betim e do Médio Paraopeba”, destaca o Procurador Geral do Município, Dr. Joab Ribeiro Costa.
O Secretário Geral da Presidência do TRF-6, Juiz Federal Antônio Francisco do Nascimento, ressaltou o motivo da escolha de Betim para sediar a unidade. “A definição em instalar a Comarca partiu basicamente da política institucional do tribunal em descentralizar os serviços da Justiça Federal. Betim sempre foi um município muito importante e parceiro devido ao acolhimento e manutenção da unidade”, finalizou.