Apesar do antagonismo ideológico entre a gestão do Novo na esfera estadual e do PT na esfera federal, a prefeitura de Belo Horizonte diz que irá dialogar com as duas partes
O prefeito Fuad Noman e o vice-prefeito, Álvaro Damião
Júnia Garrido | Campanha Fuad Noman.
Em novo mandato, a equipe do prefeito reeleito Fuad Noman (PSD) promete não fechar portas para tratativas com os governos Zema e Lula. Apesar do antagonismo ideológico entre a gestão do Novo na esfera estadual e do PT na esfera federal, a prefeitura de Belo Horizonte diz que sentará à mesa para conversar com o governador Romeu Zema (Novo) e o presidente Lula (PT).
O vice-prefeito Álvaro Damião (União) garantiu que irá permanecer no cargo de secretário de governo ao longo do mandato. Damião será responsável por ditar os caminhos da articulação política da prefeitura da capital mineira.
Pautas de Fuad com o Governo Lula
Moradias no Aeroporto Carlos Prates
Fuad aguarda o retorno do projeto apresentado ao Governo Federal sobre a construção de 4.500 moradias populares em prédios distribuídos na área do antigo aeroporto Carlos Prates. A previsão otimista é de que a autorização seja dada até o fim deste primeiro semestre.
A ideia do executivo municipal é começar a construção das moradias populares no segundo semestre deste ano. A previsão é que as obras possam durar entre três e quatro anos.
Em conversa com a Itatiaia, interlocutores disseram que a gestão do presidente Lula (PT) gostou do projeto e demonstrou empenho para acelerar a liberação das licenças necessárias. Ao lado do Bolsa Família, o investimento em moradias populares integra uma espécie de carro-chefe de políticas sociais do governo Lula.
Diferentemente das demais obras que estão sendo realizadas no Carlos Prates, a construção das moradias populares não será com recursos da prefeitura. Por ser um aporte mais robusto, o executivo municipal espera que sejam construídas pelo programa do governo federal Minha Casa, Minha Vida.
Municipalização do Anel Rodoviário
A gestão Fuad busca autorização do Governo Lula para assumir o Anel Rodoviário, que atualmente é administrado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).
A municipalização do Anel Rodoviário de BH é apontada como fundamental para viabilizar a implantação de pelo menos oito projetos de obras da prefeitura na extensão da rodovia. Além de passarelas, a prefeitura tem a intenção de alargar algumas vias e construir viadutos, focando na melhoria do trânsito.
Pautas de Fuad com o Governo Zema
Integração do transporte metropolitano
Um dos assuntos que está parado e que Fuad pode tirar da gaveta para tratar com o Governo Zema é a integração das tarifas do transporte metropolitano da Grande BH. A prefeita de Contagem, Marília Campos (PT), defensora da integração, busca apoio de outros prefeitos da região metropolitana para colocar este projeto na lista de prioridades do Governo Zema.
Em entrevista recente à Itatiaia, a prefeita afirmou que para a pauta ganhar força é fundamental que a gestão Fuad lidere a articulação. A ideia da integração é facilitar a vida do usuário. A principal medida é unificar o serviço e implantar um único cartão de passagem que dê acesso a todos os veículos que integram o sistema de transporte de passageiros na Grande BH.