Gustavo Valadares diz que projeto do governador Romeu Zema deve estar entre as prioridades de 2025
O secretário de governo de Minas Gerais, Gustavo Valadares (PMN), disse nesta terça-feira (19) à Itatiaia que a análise dos projetos de privatização da Cemig e da Copasa, protocolados pelo vice-governador Mateus Simões (Novo) na última quinta-feira (14), devem ficar só para o ano que vem. Em rápido contato com a reportagem, ele afirmou que o texto tramitará no ritmo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), mas não tem a expectativa de que seja analisado ainda em 2024.
“A gente (governo de MG) protocolou os projetos, é a parte que a gente dava conta de fazer. Agora é o ritmo da Assembleia, no tempo da Assembleia. Mas eu não tenho muita expectativa de que a gente vote isso esse ano não, isso é algo pra a gente colocar como prioridade para começar a tramitar no início do ano que vem”, disse.
Mais cedo, o líder do governo Zema na Assembleia, deputado João Magalhães (MDB), disse que o recebimento dos projetos não era recebido com surpresa pela Casa e que seriam aprimorados pelos parlamentares. “Estamos tratando de propostas importantes para toda Minas Gerais, e elas serão discutidas, trabalhadas e até mesmo aperfeiçoadas pelas deputadas e deputados, cumprindo o papel da ALMG como casa de diálogo e fiscalização”, afirmou, em nota.
A tendência é que outros projetos passem à frente da privatização da Cemig e da Copasa nesta reta final de ano. Entre as propostas que são prioritárias na casa está a que aumenta a contribuição do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg). O projeto, de autoria do governador Romeu Zema (Novo), eleva os valores mínimo e máximo descontados no contracheque dos servidores que desejam ter acesso à assistência médica, hospitalar, farmacêutica e odontológica. O texto está pronto para ser votado em plenário.
Outro projeto que movimenta os corredores da Casa neste fim de ano é o que propõe a criação da Agência Reguladora de Transportes de Minas Gerais (Artemig), mais um texto de autoria de Zema. Este projeto ainda precisa passar pela Comissão de Transportes e Obras e pela Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária da Assembleia antes de seguir para plenário.