Órgão informou que casos evoluíram rapidamente para mortes em curto intervalo de tempo e aconteceram após evento na zona rural; uma terceira pessoa sobreviveu e já recebeu alta médica

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), por meio do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS-Minas), investiga uma síndrome respiratória aguda que contaminou três pessoas – duas delas morreram após apresentaram sintomas graves – em São Francisco, na região Norte de Minas Gerais.

De acordo com o órgão, os casos evoluíram rapidamente para óbitos em curto intervalo de tempo e aconteceram após um evento feito na zona rural. Uma terceira pessoa sobreviveu e já recebeu alta médica.

Contaminação

Segundo a SES-MG, o evento foi entre os dias 23 e 27 de junho e outros participantes relataram sintomas inespecíficos.

A investigação está sendo conduzida em parceria com o Ministério da Saúde, por meio da equipe do Programa EpiSUS Avançado, e com o apoio da Superintendência de Vigilância Epidemiológica, da Unidade Regional de Saúde de Januária e de São Francisco.

Influenza

Uma das mortes teve resultado laboratorial detectável para influenza, o que está sendo considerado na análise epidemiológica e laboratorial em curso.

Amostras clínicas continuam sendo analisadas para confirmação etiológica e exclusão de outras hipóteses diagnósticas.

Medidas de vigilância e controle estão sendo intensificadas, incluindo busca ativa de casos, coleta de amostras e monitoramento de contatos

Prevenção

A SES-MG reforça que todas as ações estão sendo tomadas com base nos protocolos técnicos de vigilância em saúde e orienta a população a manter a calma e a adotar as seguintes medidas de prevenção contra a influenza e outras doenças respiratórias:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *