Saiba quem é Ricardo Faria, vice de Marília que pode assumir a prefeitura de Contagem

A prefeita de Contagem, Marília Campos
(PT), está se preparando para fazer as malas e se despedir do Executivo municipal. A petista, cotada como pré-candidata ao Senado pelo Partido dos Trabalhadores
, tem, formalmente, até o dia 4 de abril para deixar o cargo.
Com a iminente saída da prefeita, que está no quarto mandato, quem assume a gestão municipal até 2028 é o vice-prefeito Ricardo Faria (PSD).
Fisioterapeuta por formação, o vice de Marília, de 46 anos, elegeu-se, em 2008, vereador em Contagem. Ele foi reeleito em 2012, mas, no ano seguinte, deixou a Câmara Municipal para assumir a Secretaria de Saúde do município.
Antes de ir para a prefeitura, Faria também foi eleito deputado estadual pelo PCdoB
, em 2014, com 44.758 votos. Em 2016, atuou como secretário de Turismo durante o mandato do governador Fernando Pimentel
(PT).
Quatro anos depois, em 2020, candidatou-se a vice-prefeito na chapa de Marília, sendo reeleito ao lado da prefeita em 2024.
‘Jejum’ do PT no Senado
O Diretório Nacional do PT aprovou, nesta semana, a candidatura de Marília Campos ao Senado. O nome da prefeita já havia recebido o aval do Grupo de Trabalho Eleitoral (GTE) do diretório estadual da legenda.
Se vencer, Marília pode quebrar um jejum — e tabu — histórico do partido: nunca ter eleito um representante de Minas Gerais para o Senado.
Nesta quarta-feira (11), a prefeita reuniu-se com o secretariado para fazer um “balanço” da gestão, dando início aos preparativos para a saída do cargo.
Conforme apurado pela Itatiaia, o objetivo é transparecer “continuidade” na gestão, apesar da troca.
A data para deixar a prefeitura, no entanto, ainda não está definida e depende do aval do presidente Lula (PT).


