Unidade Dona Argentina Viana, no bairro Serra, atende alunos com deficiência e seguirá aberta até o fim do ano letivo, segundo o Governo de Mina

A Defensoria Pública de Minas Gerais abriu um procedimento administrativo para evitar o possível fechamento da Escola Estadual Especial Dona Argentina Viana, que funciona há mais de 60 anos no bairro Serra, região Centro-Sul de Belo Horizonte.
A unidade é reconhecida pelo acolhimento de alunos com algum tipo de deficiência. Entre as principais reivindicações estão a realização de reuniões com as famílias para orientá-las sobre uma eventual mudança.
A coordenadora da Defensoria Especializada da Pessoa Idosa e da Pessoa com Deficiência, Fernanda Fernandes, explicou a medida. “Recebemos um grupo de familiares de alunos da Escola Estadual Dona Argentina, que tem uma tradição no atendimento especial, voltado principalmente a estudantes com deficiência intelectual. Esse grupo nos procurou preocupado com a notícia de fechamento da escola e, por isso, instauramos o procedimento administrativo”, afirmou.
Segundo ela, a Defensoria participou de uma reunião na Superintendência Regional Metropolitana e enviou ofícios tanto para a superintendência quanto para a Secretaria de Estado de Educação.
“Obtivemos como resposta o comprometimento da Secretaria em manter as famílias informadas, garantindo transparência na comunicação e assegurando que, até o fim deste ano letivo, a escola continuará funcionando normalmente”, disse.
Em nota, o governo de Minas informou que a unidade escolar, atualmente com 24 estudantes matriculados, não será fechada. A Secretaria de Estado de Educação ressaltou ainda que realiza, anualmente, o plano de atendimento escolar para planejar a oferta de vagas para o ano seguinte.