Mandados de busca foram cumpridos em Santa Margarida, na Zona da Mata mineira; grupo de farmácias pode ter gerado prejuízo aos cofres públicos superior a R$ 1 milhão

Uma operação investiga o desvio de recursos do Programa Farmácia Popular do Brasil em Santa Margarida, Minas Gerais, nesta quinta-feira (21). A ação é realizada pela Controladoria-Geral da União (CGU), Polícia Federal e Departamento Nacional de Auditoria do SUS (Denasus).

Criado em 2004 pelo Governo Federal, o programa busca ampliar o acesso da população a medicamentos básicos por meio de parcerias com farmácias privadas.

Leia também: Farmácia Popular terá medicamentos de graça para toda a população
Biometria será obrigatória para acesso a benefícios sociais do governo

Segundo as investigações, foram encontradas irregularidades como o fornecimento de medicamentos a cidadãos, seguido de pedidos de ressarcimento aos cofres públicos.

A operação cumpre três mandados de busca e apreensão, expedidos pela Vara Federal de Manhuaçu, no município de Santa Margarida.

De acordo com a CGU, o desvio de verbas da saúde agrava ainda mais as limitações do orçamento público. Reprimir essas práticas é essencial para garantir que o Farmácia Popular cumpra seu papel de oferecer medicamentos à população.

Denúncias

A CGU, por meio da Ouvidoria-Geral da União, mantém a plataforma Fala.BR para o recebimento de denúncias. Quem tiver informações sobre esta ou outras irregularidades pode registrar no site oficial do serviço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *