Deixar várias vasilhas de água sempre às disposição, na sombra e em local ventilado ajudam seu pet não sentir tanto os efeitos do calor e do tempo seco

A onda de calor que atinge o Brasil e em especial Minas Gerais há alguns dias é motivo de preocupação para quem tem animais em casa, como cachorros e gatos. Os pets, assim como os humanos, precisam de cuidados para evitar episódios de desidratação. Uma das dicas importantes é disponibilizar para os animais locais de sombra e água em abundância. O médico-veterinário Renato Filhusi explica que água gelada é permitido e ajuda no controle hídrico dos animais.

“A gente vai ter agora alguns dias com altas temperaturas e baixa umidade. Então, os cuidados que a gente tem que ter com os pets não são diferentes dos cuidados que a gente tem que ter com a gente. É importante disponibilizar local de abrigo de sol, um local com sombra e de preferência fresco, bem ventilado, porque isso ajuda muito no controle da temperatura.”

Sobre a quantidade de água nesse período, Renato afirma que não há limites, mas que é importante trocar a água com frequência.

“Deve-se disponibilizar o maior número possível de vasilhas de água, porque isso ajuda tanto na umidade quanto nessa disponibilidade de água e é importante trocar a água dessas vasilhas. Quanto mais fresca eu for água, às vezes um pouquinho mais gelada maior vai ser a aceitação do pet, e isso ajuda bastante nesse controle hídrico dele.” Uma das alternativas é disponibilizar água gelada ou até mesmo com pedras de gelo para o pet. Peticos gelados também são uma ótima alternativa.

“Como ferramenta para controle de temperatura vale sim colocar um gelo na água, disponibilizar uma água gelada. A dica que a gente dá é, faça isso em uma das vasilhas e deixe mais vasilhas disponíveis para o animal pode escolher se ele vai querer uma água na temperatura normal ou uma água mais gelada. A gente pode fazer, inclusive, petiscos gelados. Bate um pouquinho da ração com água, congela e disponibiliza para o animal poder lamber e se divertir. Assim, você vai ajudar bastante no controle de temperatura e ainda vai fazer um momento legal para o pet.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *