
Nova fábrica em Betim marca os 50 anos da Cercas Ramacrisna e amplia em 100% sua produção
Projeto de autossustentabilidade do Instituto Ramacrisna consolida trajetória de 50 anos como Negócio Social com expansão industrial e aumento de eficiência
A Cercas Ramacrisna, negócio social criado pelo Instituto Ramacrisna em 1975, comemora 50 anos de atuação em 2025 com um marco significativo: a inauguração de uma nova fábrica, quatro vezes maior que a unidade anterior e com o dobro da capacidade produtiva. A expansão posiciona a empresa em um novo patamar de competitividade no mercado mineiro, com capacidade de produção saltando de 60 mil para 120 mil metros quadrados por mês.
Fundada em 1975, a Cercas Ramacrisna nasceu com um diferencial que se mantém atual: ser um negócio social desde a origem. Criada dentro do Instituto Ramacrisna, organização social com 66 anos de história, a fábrica foi idealizada para garantir uma fonte de receita própria, contínua e previsível, assegurando a autonomia financeira dos projetos sociais da instituição.
Hoje, após cinco décadas de operação, a Cercas Ramacrisna alia tradição, modernização e propósito. Com produção automatizada, matéria-prima de excelência (Belgo Arames), entregas ágeis e, agora, uma infraestrutura moderna e mais eficiente, a empresa se consolida como referência no setor. “A nova fábrica marca o início de uma nova fase para a marca. Ganhamos mais espaço, mais agilidade, mais estrutura e estamos preparados para crescer ainda mais nos próximos anos — sempre mantendo o nosso compromisso com a excelência e com o propósito social que nos trouxe até aqui”, afirma Octávio Figueiredo, gerente da Cercas Ramacrisna.
Localizado no bairro Santo Afonso, em Betim (MG), o novo galpão foi construído em um terreno já pertencente ao Instituto. O espaço foi projetado com foco em eficiência operacional e logística, oferecendo mais conforto aos colaboradores e estrutura para atender demandas personalizadas e projetos de maior escala, além de comportar futuras linhas de novos produtos.
De olho no mercado
Com atuação crescente no fornecimento de telas para indústrias, agronegócio, construção civil, quadras esportivas, áreas rurais, canis, aviários e piscicultura, a Cercas Ramacrisna aposta na diversificação de portfólio e no atendimento técnico especializado como diferenciais competitivos. Todos os produtos são fabricados sob medida, com opções galvanizadas ou revestidas em PVC, atendendo a projetos personalizados em todo o Brasil. Além de buscar eficiência produtiva, a empresa mantém um atendimento consultivo, acompanhando o cliente na escolha do fio, malha e altura ideais para cada aplicação. “Queremos ser reconhecidos não só como fabricantes, mas como especialistas em cercamento, oferecendo soluções técnicas completas”, reforça Octávio.
Sustentabilidade com resultados reais
O grande diferencial da Cercas Ramacrisna vai além da qualidade de seus produtos e serviços: está no modelo de negócio que une indústria e transformação social. Antecipando, há décadas, conceitos que hoje ganham força sob as agendas de inovação social e ESG, a empresa reinveste 100% de seu lucro nos projetos educacionais, culturais e de formação profissional do Instituto Ramacrisna.
Graças a essa estratégia de autossustentabilidade, o Instituto realiza mais de 22 mil atendimentos por ano, beneficiando moradores de 12 cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte. “Nosso fundador, professor Arlindo Corrêa da Silva, entendeu que, para garantir um trabalho social duradouro, era preciso criar uma fonte de receita sólida. A Cercas Ramacrisna nasceu com esse propósito. Esse modelo de autossustentabilidade nos permitiu atravessar décadas com estabilidade e crescer com consistência”, destaca Solange Bottaro, vice-presidente do Ramacrisna.
Inauguração
A inauguração da nova unidade está marcada para o dia 16 de setembro de 2025, em evento reservado para convidados, parceiros e autoridades.
Saiba mais sobre a Cercas Ramacrisna:
www.cercasramacrisna.com.br
WhatsApp: (31) 3596-2828
Rua Porto Alegre, 100 – Bairro Santo Afonso – Betim/MG