Prefeito em exercício de BH se reuniu com o diretor-geral do Dnit e entregou um documento oficializando o interesse da capital em assumir a gestão do Anel

Prefeito em exercício Álvaro Damião se reuniu com o diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Fabrício Galvão

Prefeito em exercício de BH, Álvaro Damião cumpre agenda em Brasília nesta quarta-feira (5)

Divulgação

A Prefeitura de Belo Horizonte espera oficializar ainda no primeiro semestre deste ano a municipalização do Anel Rodoviário. Nesta quarta-feira (5), o prefeito em exercício, Álvaro Damião (União Brasil), se reuniu com o diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Fabrício Galvão, em Brasília, e entregou um documento oficializando o interesse da capital em assumir a gestão do Anel.

“Nós tivemos um tempo para poder oficializar essa proposta e, hoje, trouxemos o documento que oficializa e assinamos e entregamos ao Dnit. Agora, é aguardar o tempo que é da lei de orçamento do governo federal, que deve ser liberada, pela nossa expectativa, em abril. A partir disso, mais 90 dias aproximadamente. Ou seja, no primeiro semestre será oficializado pela Prefeitura de Belo Horizonte e pelo Dnit a municipalização do Anel Rodoviário. Agora, a gente já trabalha dentro de datas e isso para a gente era muito importante”, comentou Damião.

A municipalização do Anel Rodoviário foi confirmada em novembro do ano passado, durante reunião que contou com a presença do prefeito licenciado Fuad Noman (PSD), do presidente Lula (PT), do então vereador Álvaro Damião, além de ministros e representantes do Dnit.

Nas últimas semanas, a PBH intensificou as conversas com o Dnit e com o governo federal para buscar uma definição sobre o tema. A municipalização do Anel Rodoviário é um tema caro ao Executivo e foi promessa de campanha de Fuad nas eleições do ano passado.

Mudanças na via

Entre as mudanças que devem acontecer no Anel Rodoviário com a municipalização e que já estão sendo estudadas pela PBH estão a criação de faixas exclusivas para caminhões, com fiscalização para evitar que veículos pesados se misturem com carros, a construção de uma ou duas novas áreas de escape, e a redução da velocidade na via, que passaria dos atuais 80km/h para 70km/h ou 60km/h (limites que ainda estão sendo estudados).

O plano da PBH é que a Secretaria Municipal de Mobilidade (Sumob) tenha uma diretoria responsável exclusivamente pelo Anel. Com a gestão municipal, a ideia é adaptar o trecho em uma avenida da capital mineira, com um trânsito mais controlado e com menos acidentes.

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