Ele era o ‘D’ da famosa agencia DPZ, responsável pela propagando do ‘Garoto Bombril’ e do ‘Baixinho da Kaise

Morreu nessa sexta-feira (18), em São Paulo, aos 89 anos, o publicitário e escritor Roberto Duailibi, um dos nomes mais importantes da história da publicidade no Brasil
Roberto fundou, em 1968, ao lado dos sócios Francesc Petit (1934-2013) e José Zaragoza (1930-2017), a famosa agência DPZ. Entre tantos sucessos, a empresa criou o Baixinho da Kaiser e o Garoto Bombril, lançado e imortalizado por Carlos Moreno, com uma campanha que entrou para o Guinness Book, em 1994, por ter o garoto-propaganda que ficou mais tempo no ar (com o mesmo ator) na história da publicidade mundial.
Roberto Duailibi, nasceu em 8 de outubro de 1935, na cidade de Campo Grande, Mato Grosso, e veio ainda jovem com os pais morar em São Paulo.
Membro da Academia Paulista de Letras, sua vida profissional começou cedo, por volta dos 17 anos, em 1952, na Colgate-Palmolive. Além disso, atuou em agências como CIN, McCann-Erickson, J. Walter Thompson e Standard.
Além da carreira criativa, dedicou-se ao ensino na ESPM e na ECA-USP, e à literatura, com obras como “Criatividade e Marketing”.
“A DPZ foi uma escola de talentos e criatividade, por onde passaram nomes como Washington Olivetto e Nizan Guanaes. Uma verdadeira era de ouro da propaganda brasileira”, destacou o publicitário Luiz Lara em homenagem no LinkedIn.
A agência fez história ao conquistar, em 1975, o primeiro Leão de Ouro do Brasil no Festival Cannes Lions, com o filme “Homem com mais de 40 anos”.
O velório ocorre neste sábado (19), no Cemitério do Morumbi, das 9h às 16h. A causa da morte não foi divulgada.