Mudança vai acontecer no primeiro fim de semana de 2024, entre os dias 6 e 7 de janeiro
O Metrô BH informou, nesta sexta-feira (29), que a circulação de trens será alterada no primeiro fim de semana de 2024, entre os dias 6 e 7 de janeiro. A medida tem o objetivo de possibilitar as obras de revitalização da Rede Aérea e Via Permanente do sistema.
As obras são a primeira parte da revitalização da linha 1 do Metrô BH. De acordo com a empresa, a mudança vai diminuir os ruídos durante as viagens e aumentar a velocidade dos trens, o que vai diminuir o tempo do trajeto entre as estações
O que vai mudar?
- Das 5h15 às 23h, o trecho entre Eldorado e Calafate vai operar com o intervalo entre as viagens de 30 minutos
- O trecho entre Calafate e Vilarinho, continuará com o intervalo habitual aos finais de semana, de 15 minutos
- Das 5h15 às 23h, o usuário que necessitar passar entre os dois trechos deverá realizar uma baldeação, ou seja, descer em Calafate e aguardar o próximo trem para o sentido pretendido, na via oposta em que desembarcou.
Para auxiliar os usuários, os locais de embarque e desembarque estarão sinalizados. Avisos sonoros também serão emitidos nos trens e estações. Colaboradores do Metrô BH ainda estarão no local para auxiliar os passageiros do metrô.
Obras seguem até março
Até o final de março de 2024, estão previstas obras entre as Estações Eldorado e Carlos Prates e das Estações Eldorado a Calafate. A maior parte do trabalho acontecerá no período noturno e aos finais de semana.
Segundo o Metrô BH, a conclusão da revitalização do Sistema de Rede Aérea, entre as Estações Eldorado e Vilarinho – Linha 1, está prevista para março de 2026. Já para os serviços de Via Permanente, a previsão de conclusão para o mesmo trecho é de março de 2027.