Levantamento mostra que 58% dos entrevistados não quer o fim da reeleição
Uma pesquisa do Datafolha mostra que a maioria dos brasileiros é contra o fim da reeleição. De acordo com o levantamento, 58% dos entrevistados querem manter o direito de votar pela reeleição de seus governantes e 41% responderam que são contra a reeleição. Os 2% restantes não souberam responder.
O instituto Datafolha ouviu 2.002 pessoas em 147 cidades do Brasil entre os dias 19 e 20 de março. Os dados da pesquisa foram divulgados pelo jornal “Folha de S.Paulo” nesta sexta-feira (22).
O debate sobre o fim da reeleição ganhou espaço no Congresso nos últimos meses. Muitos parlamentares apontam a reeleição como um dos graves problemas da política brasileira, uma vez que presidentes e governadores eleitos atuam ao longo dos primeiros anos pensando em seu novo resultado nas urnas.
Veja mais: Reforma eleitoral: fim da reeleição já foi proposto 57 vezes no Congresso Nacional
A reeleição passou a valer no Brasil em 1997, durante o governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB), quando uma polêmica PEC foi aprovada no Congresso.
O levantamento do Datafolha mostra que a defesa da reeleição é mais forte entre os entrevistados que se declaram petistas: 67% deles são a favor de que o direito siga como está. Já os entrevistados que se declaram bolsonaristas, 54% responderam que são a favor da reeleição.