Instituto Ramacrisna abre inscrições para cursos profissionalizantes gratuitos na RMBH

Com mercado aquecido, capacitações oferecem novas oportunidades de renda e autonomia.

O Instituto Ramacrisna está com inscrições abertas para cursos gratuitos. A iniciativa faz parte do projeto Construindo o Futuro VI, realizado em parceria com a Petrobras, por meio do programa Petrobras Socioambiental. As capacitações são voltadas preferencialmente a pessoas entre 18 e 45 anos (no caso de a turma não atingir a capacidade máxima, um público mais velho pode ser atendido) com ensino fundamental completo. Estão sendo ofertadas vagas para os cursos de barbeiro, trancista, recepção e atendimento e empreendedorismo, com aulas presenciais realizadas nos núcleos dos bairros Imbiruçu e Petrovale, em Betim e também na cidade de Sarzedo.

A iniciativa busca atender à crescente demanda do mercado da beleza, um dos setores que mais crescem no país. Segundo dados da Euromonitor International publicados pela ABIHPEC, o Brasil é o quarto maior mercado de beleza e cuidados pessoais do mundo, atrás apenas de Estados Unidos, China e Japão. O setor tem registrado avanços acima da média global e a previsão é de que atinja cerca de US$ 40 bilhões até 2027, com crescimento anual de 7,2%. Somente entre janeiro e setembro de 2024, mais de 170 mil novos negócios foram abertos no setor no Brasil, incluindo salões de beleza, barbearias e lojas de cosméticos, de acordo com o Sebrae. Isso representa uma média de 700 novos empreendimentos por dia, impulsionados pela busca por qualificação e geração de renda.

Para a vice-presidente do Instituto Ramacrisna, Solange Bottaro, a oferta de cursos em áreas com grande potencial de empregabilidade como estes são essenciais. “Sabemos que a qualificação profissional é uma ferramenta poderosa para a inclusão produtiva, especialmente em comunidades vulneráveis. Ao oferecer cursos gratuitos em setores que estão crescendo, como o da beleza, damos aos alunos não apenas conhecimento técnico, mas também a oportunidade real de geração de renda e autonomia financeira”, destaca Solange.

Inovação, crescimento e oportunidades no mercado da beleza

Esse crescimento é impulsionado não apenas pela busca por cuidados estéticos, mas também por um novo perfil de consumidor, que valoriza o bem-estar emocional, experiências personalizadas e atendimento de qualidade. Um exemplo dessa transformação é o avanço das barbearias, que deixaram de ser simples locais de corte de cabelo e se tornaram espaços de convivência, estilo e autocuidado para o público masculino.

Muito além do corte de cabelo, os serviços agora incluem cuidados com a barba, coloração, tratamentos capilares e design de sobrancelhas para o público masculino. Com isso, o número de barbearias aumentou expressivamente no Brasil, acompanhando uma demanda crescente por serviços especializados e ambientes mais sofisticados. “O curso de barbeiro é uma das portas de entrada mais rápidas para quem busca independência financeira. Muitos alunos saem da capacitação e já conseguem iniciar atendimentos domiciliares ou montar seus próprios espaços”, explica Solange.

Já a profissão de trancista vem ganhando espaço e reconhecimento como uma atividade técnica e artística, valorizando a cultura afro-brasileira e promovendo autoestima. A crescente busca por penteados afro, como tranças nagô, box braids e twist, impulsionou a demanda por profissionais capacitados, especialmente em regiões periféricas, onde o empreendedorismo se mostra uma alternativa poderosa de renda. “O curso de trancista tem um valor social e cultural muito forte. Ele resgata identidades, empodera mulheres e gera oportunidades reais de trabalho autônomo”, complementa.

Vale lembrar, que, ao final dos cursos da área de beleza, os alunos recebem um kit contendo os materiais necessários para iniciar os trabalhos de forma autônoma. Já no curso de empreendedorismo, os dez melhores alunos serão selecionados para receberem uma consultoria individual, ministrada pelo Sebrae, além de concorrerem a um aporte de R$15 mil para alavancarem os seus negócios. Todos os cursos são gratuitos e têm vagas limitadas.

Confira as vagas ofertadas e saiba como se inscrever:

Barbeiro

Duração: De 04/08 a 29/08

Inscrições: até 23/07 no site ramacrisna.org.br/curso/barbeiro/

Local das aulas: Rua Luzia de Jesus Barbosa, 20, Imbiruçu- Betim

Trancista:

Duração: 11/08 a 05/09

Inscrições: até 01/08 no site ramacrisna.org.br/curso/trancista/

Local das aulas: Rua Espanha, 31, loja 3, Petrovale – Betim

Recepção e atendimento:

Duração: 20/08 a 29/08

Inscrições: até 01/08 no site ramacrisna.org.br/curso/recepcao-e-atendimento/

Local das aulas: Rua Espanha, 31, loja 3, Petrovale – Betim

Empreendedorismo

Duração: 06/08 a 01/09

Inscrições: até 1/07 no si te ramacrisna.org.br/curso/bootcamp-empreendedorismo-em-acao/

Local das aulas: Rua São Vicente de Paulo, 28, Centro – Sarzedo

Sobre o Construindo o Futuro

Desde 2023, o Instituto Ramacrisna, em parceria com a Petrobras, realiza o projeto Construindo o Futuro VI, impactando diretamente as comunidades dos bairros Imbiruçu e Petrovale, em Betim, e das cidades de Ibirité e Sarzedo – regiões próximas à REGAP.

A iniciativa atende crianças, adolescentes e adultos de 6 a 45 anos, em situação de vulnerabilidade social, oferecendo oportunidades concretas para transformar realidades. O principal objetivo é impulsionar a qualificação profissional e educacional, promovendo autonomia e geração de renda para jovens e adultos. Além disso, o projeto fortalece a cidadania por meio de atividades esportivas, culturais e de incentivo ao empreendedorismo.

Com acesso totalmente gratuito, o Construindo o Futuro VI prevê até 2027 beneficiar 4.362 pessoas diretamente e alcançar outras 17.448 indiretamente, envolvendo familiares, participantes de eventos e torneios. A iniciativa reafirma o compromisso do Ramacrisna e da Petrobras com o desenvolvimento social sustentável e a inclusão de comunidades em situação de vulnerabilidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *